segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Séries: os mais impressionantes chroma-key da TV!

Há algum tempo, postei aqui um vídeo excelente, mostrando a evolução dos efeitos especiais no mundo do cinema. Para relembrar, clique aqui. Mas, uma coisa que as vezes podemos não perceber, é que a evolução dos efeitos na TV também chegou ao mesmo patamar!

Um dos recursos mais fundamentais para as artes visuais é o chamado chroma-key, ou efeito de "tela verde". Para quem não conhece, o recurso possibilita colocar qualquer imagem, gravada em estúdio, sobre um outro fundo, seja uma foto ou uma imagem em movimento, gravada em outro local, outra época, gerada por computador ou muitas outras possibilidades.

A pessoa é filmada em frente a uma tela com uma única cor padrão (geralmente verde fluorescente, mas existem variações usando cores como azul). Então, todas as ocorrências de tal cor na imagem são apagadas e substituídas por outra fonte de imagem. Podemos citar diversos exemplos, como a previsão do tempo nos noticiários, onde as emissoras inserem mapas digitais atrás de imagens produzidas em estúdio de seus metereologistas ou então grande parte da programação da MTV, em que o VJ se apresenta a frente de um fundo com imagens em movimento, como clipes.

Até um tempo atrás, tal recurso era amplamente usado em cinema, mas em televisão tinha uso um pouco restrito, como nos exemplos do parágrafo anterior. Ou, quando era usado, o resultado não era impecável, e pelo contrário, deixava muito a desejar (quem não se lembra dos efeitos de "Chapolin", quando o herói era encolhido, por exemplo?). Mas tudo isso mudou muito nos últimos anos, como você verá a seguir!

A profissionalização cada vez maior das séries norte-americanas tem mostrado que, agora, efeitos dignos da sétima arte também estão disponíveis nos programas de televisão. Confira abaixo o incrível portfolio da Stargate Films, empresa californiana de efeitos especiais e digitais, que colabora constantemente com produções da TV aberta e fechada dos EUA:



Todas as cenas mostradas acima foram produzidas com o uso de chroma-key, porém com um enorme diferencial, o realismo e a profundidade de campo presente nas imagens. Repare que nada fica "chapado" na tela, mostrando que os personagens não estão realmente no local mostrado; pelo contrário, os atores podem interagir com o ambiente inserido virtualmente na pós-produção, como na cena mostrada no começo do vídeo, onde a protagonista de "Ugly Betty" foge de um repórter e tromba com uma cabine do metrô, que não existia no estúdio de gravação.

O realismo é intenso, e envolve não só a aplicação de fundo falso nas imagens, mas também a customização de todo o ambiente, como na cena mostrada aos 1min45seg, onde diversas imagens são fundidas e tratadas, visando reconstituir um ambiente da cidade russa de Moscou ou na cena mostrada aos 2min29seg, onde todo a rua (e os carros, postes, pessoas e etc) são cobertos digitalmente por neve

No vídeo, vemos cenas de séries como "ER", "Heroes", "Grey's Anatomy", "CSI", "24 Horas" "Super Máquina", "Las Vegas" e "Eli Stone", entre outras. Eu, mesmo sendo acostumado e tendo o olho "treinado" para identificar efeitos digitais (devido ao hábito, profissão e etc), fui enganado diversas vezes e fiquei muito surpreso com várias das alterações mostradas no vídeo!

E você, gostou das cenas? Conte o que achou, no espaço de comentários! E não se esqueça também de seguir o ColorScreen no Twitter!

7 comentários

Hebertt 29 de dezembro de 2009 às 18:52  

Grande explicacão efeito especial sempre e algo que me interessou

leandro kindermann 29 de dezembro de 2009 às 19:01  

A primeira coisa que me veio à mente ao ler o título foi Chapolin Colorado hahahah =D

Paulo Almeida Prado 29 de dezembro de 2009 às 22:52  

obrigado, Hebertt!

Leandro, pois é, ahahhahaha

Edmilson 2 de janeiro de 2010 às 09:57  

http://www.youtube.com/watch?v=7G3bTuHo7qw&feature=player_embedded
No link acima vemos duas velhinhas que acharam um uso diferente para o chroma-key. Abraços e feliz 2010.

Paulo Almeida Prado 2 de janeiro de 2010 às 15:27  

ahahahahha mto bom edmilson!

pra vc tbm, obrigado pelas visitas em 2009 e feliz 2010! abraços!

Dário 25 de março de 2010 às 15:11  

Magavilha de artigo...

Simplesmente maravilhoso esses chroma keys... Fantástico!!! Deve dá um trabalhinho para os cara montarem essas cenas, mas deve compensar no custo.

Valeus

Paulo Almeida Prado 25 de março de 2010 às 20:15  

Pois é, com certeza compensa financeiramente!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP