Dossiê ColorScreen: Pernalonga 70 Anos - parte 1!
Tweetar
(Atenção: como a trajetória do personagem é muito extensa, dividi o Dossiê em duas partes, essa é a primeira, com as origens e as primeiras décadas do personagem! Veja a continuação clicando aqui).



Com o enorme sucesso desta animação, os diretores do setor de animação da Warner Bros. resolveram transformar o coelho em personagem fixo dos curtas do estúdio. Logo a Segunda Guerra Mundial tomaria as atenções do mundo, e esse acontecimento acabou servindo como trampolim para o estrelato para vários personagens de animação, que cumpriam um valoroso dever: distrair o povo norte-americano, desviando um pouco o foco do clima de guerra, e elevando a moral da população. Em certos episódios, o coelho (assim como diversos outros personagens da época) era mostrado enfrentando soldados nazistas e japoneses e desmoralizando figuras inimigas, como o próprio Hitler. Esse é o caso de "Herr Mets Hare", desenho de 1945, onde Pernalonga engana um soldado nazista, se passando por Hitler, e acaba encontrando o próprio comandante do Eixo, além de se passar por Joseph Stalin. Esse curta, raro de se encontrar, você assiste a seguir:
No próximo post, a continuação do Dossiê ColorCreen - Pernalonga 70 anos, com as mais recentes aparições do personagem, as diversas incursões do coelho no cinema, a sua carreira nas últimas décadas, seu primeiro encontro com Mickey Mouse, a nova série do coelho e dos Looney Tunes que estréia ainda em 2010 e mostrará os personagens de maneira diferente e muito mais! Para conferir, clique aqui!
Eu sempre gostei muito do Pernalonga. Talvez não ache o coelho o melhor personagem de todos os tempos, mas certamente um dos melhores! E você? Gosta do personagem?
Que tal compartilhar isso comentando? E também visitando o ColorScreen no Twitter!
Em seus diversos curtas, sempre ao lado de personagens como Hortelino, Eufrazino Puxa-Briga, Patolino, Marvin o Marciano, Gaguinho e muitas outras figuras clássicas do universo animado da Warner Bros. Um dos seus filmes mais aclamados é "O Que é Ópera, Velhinho?"/ "What's Opera, Doc?", de 1957. Nesta paródia da ópera "O Anel dos Nibelungos", de Wagner, Hortelino encarna o semi-deus Siegrfied, se apaixonando pela versão de Pernalonga travestido como Brünnhilde.
Esta produção alcançou um status nunca antes obtido por uma obra dessa mídia, sendo o primeiro desenho a ser considerado "significante culturalmente" pela Biblioteca do Congresso Norte-Americano e escolhido para ser preservado no Registro Nacional de Cinema, entidade daquele país que preserva obras importantes para a identidade cultural da população. Para assistir o curta, em versão com alta qualidade, clique aqui!

Em 1960, os cartoons do coelho migraram para a televisão, quando a emissora ABC adquiriu os direitos de dezenas de animações produzidas para cinema e passou a exibí-las, no programa "The Bugs Bunny Show", que durou 40 anos na grade do canal, passando por inúmeras variações de horário, título e formato, mas sempre com os curtas do astro. Com isso, o personagem subiu o degrau definitivo para se tornar um dos maiores ícones da história da animação.

Eu sempre gostei muito do Pernalonga. Talvez não ache o coelho o melhor personagem de todos os tempos, mas certamente um dos melhores! E você? Gosta do personagem?
Que tal compartilhar isso comentando? E também visitando o ColorScreen no Twitter!
6 comentários
Ótimo post Paulo, de qualidade como sempre!
Cara, eu sempre curti bastante o Pernalonga, talvez quando criança eu preferisse outros personagens, mas depois de mais velho e voltando a ver alguns desenhos, nossa, que personalidade! muito bom.
Vale lembrar a dublagem do Pernalonga no Brasil que ficou também genial, não devendo nada a americana.
Muito bom!
Apesar de preferir Mickey & Donald, gostava muito das animações em que o coelho aparecia rivalizando com Patolino...
No aguardo da segunda parte!
Leonardo, pois é!
O Pernalonga nunca foi o meu personagem preferido, mas depois de velho, eu passei a gostar ainda mais, a personalidade dele é bem única mesmo!
Valeu pelo comentário!
Britto,
idem! Eu também prefiro o Mickey e o Donald, mas a dupla Pernalonga e Patolino também é muito boa!
Obrigado pelo comentário!
Excelente Dossiê, um dos meus personagens preferidos!
Fazendo um adendo sobre o pernalonga na Segunda Guerra, a RAF (Aeronáutica do Reino Unido) usou o Pernalonga como mascote durante a guerra, pois havia um mito de que os pilotos ingleses enxergavam melhor porque comiam bastante cenoura, porém, a verdade é que eles foram os primeiros a usarem radares embutidos no avião, que os permitia ver a presença do inimigo a grandes distâncias. (pelo menos é o que eu lembro disso aí, talvez tenha confundido alguns fatos)
Jonatas,
boa lembrança, é bem interessante notar o uso de personagens em ocasiões como essa!
Muito obrigado pelo comentário!
Postar um comentário