quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Minha experiência estagiando no filme É Proibido Fumar! A partir de hoje, nos cinemas!

Aqui, no ColorScreen, nem costumo falar muito de mim. Então, talvez você não saiba que sou formado em Comunicação (Rádio e TV) e que, além de hobby no blog, os assuntos que abordo aqui também fazem parte da minha vida profissional. Mas, nesse post, falarei de uma experiência de trabalho que tive há alguns meses, quando estagiei em um longa metragem. É o filme "É Proibido Fumar", com direção de Anna Muylaert, que chega hoje aos cinemas!

No filme, Glória Pires vive Baby, uma professora de violão solteirona e desencanada, que vive uma vidinha tediosa, sozinha em seu apartamento, às voltas com os poucos alunos e seu vício pelo cigarro. Sua vida começa a mudar quando o músico de churrascaria Max, vivido por Paulo Miklos, muda para o apartamento ao lado, e um romance inesperado surge entre ele e Baby. Porém, uma das condições dada por Max para o sucesso da relação é que Baby pare de fumar. E isso dá o tom da trama, uma comédia leve, mas com muita profundidade de roteiro e conteúdo.

Seguindo a tradição de seu filme anterior, o premiado "Durval Discos", Muylaert mostra uma de suas marcas como diretora, a forte presença de música brasileira como parte fundamental da obra, com diversos nomes e estilos musicais fazendo parte da trilha sonora, como Villa Lobos e Jorge Ben Jor, além, é claro, de Miklos, que repete nas telas sua profissão de músico.

Além de Glória Pires e Paulo Miklos, o elenco conta também com Marisa Orth, além de participações de diversos nomes como Paulo César Pereio, André e Antônio Abujamra, Marcelo Mansfield e a cantora Pitty, fazendo sua estréia em cinema. A diretora Anna Muylaert também foi parte da equipe de criação de programas marcantes para toda uma geração, como "Mundo da Lua", "Castelo Ra Tim Bum" e "Disney Club", ou seja, é alguém que já demonstrou sua criatividade e talento em diversas ocasiões, começando agora uma carreira já bem sucedida em cinema.

Eu estagiei na área de figuração do filme, trabalhando como Assistente de Figuração, ajudando a selecionar, organizar e coordenar os figurantes usados em algumas cenas. Participei de vários dias de filmagem, onde foram gravados algumas cenas envolvendo os personagens principais, como uma em que Baby acompanha Max em seu trabalho, vendo seu namorado cantar em uma churrascaria, cena que tem a participação do veterano Paulo César Pereio; um casamento, onde Baby se sente solitária, ao lado de sua irmã (Marisa Orth) e o respectivo marido e uma festa de aniversário, onde a protagonista se diverte tentando esquecer a sua rotina de solidão, entre outras. Todas estas cenas envolveram figurantes, que são recrutados pela Produtora de Figuração (que pode ter o auxílio de um assistente; no caso, minha função) e que recebem uma certa quantia pelo trabalho, além do prazer de participar diretamente de um longa metragem.

Foi minha primeira experiência em cinema e foi muito recompensador, em diversos aspectos. Presenciar o trabalho de uma equipe profissional em pleno set de filmagem é algo muito interessante quando se ama tal área, além de te ensinar muito sobre a produção e realização em cinema (depois dessa ocasião, já tive outras oportunidades de trabalhar na área; leia também sobre minha experiência no filme "Jean Charles", veja aqui). Abaixo, confira algumas fotos exclusivas de bastidores e gravações do filme:




O filme foi o grande vencedor do Festival de Brasília, que aconteceu há semanas, na capital do país, levando oito prêmios, como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro. Você pode saber mais sobre a obra visitando o site oficial. E, para finalizar, confira o trailer a seguir. "É Proibido Fumar" estréia hoje, dia 04 de dezembro, nos cinemas de todo o país!



Você gostou do trailer? Ficou com vontade de ver o filme? Comente! E não se esqueça também de seguir o ColorScreen no Twitter!

2 comentários

Amanda Cypriano 4 de dezembro de 2009 às 00:31  

Oops, acho que fui reconhecida :S
haha

Comentei siim,
achei super o blog.
Deve dar maior trabalho.
Ainda bem que faz comunicação,você tem vocação sabia?!
Claro que sabe :D

Mas diz aê, qual o próximo filme que tu vai estagiar?! haha :D

(PS: Amei a matéria que falava do Queen.)

beijão *;

ps: não consigo te mandar scrap
fica aparecendo isso:
"O conteúdo que você está postando parece spam e, por isso, será enviado para a pasta de spam do destinatário."

Edmilson 4 de dezembro de 2009 às 15:49  

Caro Paulo, é muito bom ver alguém fazendo aquilo que gosta. É possível, pelas suas palavras, vislumbrar aquele "brilho nos olhos", presente somente naquelas pessoas que realmente amam seu ofício. Parabéns e sucesso. Abraços.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP