sábado, 17 de outubro de 2009

Brinquedos clássicos de nossa infância: Genius!

Uma das principais memórias de nossas vidas são os brinquedos. Ao contrário das crianças atuais, eu (nascido em 1986) ainda tive o privilégio de ter uma infância feliz verdadeiramente, aos moldes antigos, sem excesso de computadores e etc, com brinquedos de verdade. E, pelas estatísticas de acesso do ColorScreen, sei que a maioria de vocês leitores também são nascidos nessa mesma época!

Pensando nisso, vou falar sobre alguns brinquedos clássicos que fizeram parte de nossas vidas. E, para começar, vamos conhecer um pouco sobre o Genius!

No começo da década de 70, criadores da empresa Atari desenvolveram um protótipo de jogo eletrônico de mesa, no estilo dos pinballs, com diversas luzes que deveriam ser pressionadas na sequência correta. Porém, tal idéia foi abandonada e não chegou a ser produzida. Poucos anos depois, o inventor Milton Bradley aproveitou a idéia, transformando o conceito em um brinquedo portátil e marcante, que foi ofertado a diversas empresas do setor.

A idéia de Bradley foi aprovada e lançada pela Hasbro, se transformando no maior hit do mercado de brinquedos no ano de 1978. Originalmente, o brinquedo tem o nome de Simon, derivado de uma brincadeira infantil chamada "Simon Says", conhecida no Brasil como "Siga o Mestre" ou "O Mestre Mandou".

No Brasil, a Estrela licenciou os direitos do jogo, e no ano de 1980 lançou o produto, usando o nome "Genius" e também alcançando enorme sucesso. Desde então, o Simon vendeu milhões de unidades, servindo de inspiração para diversos outros jogos, provas de gincanas televisivas, games de celular e consoles e etc (veja ao lado a imagem de uma versão "de bolso"). A simplicidade do conceito de jogo e o design clássico marcaram o Simon/Genius como um dos brinquedos mais populares do século XX, o transformando também em ícone da cultura pop!

Pra finalizar, algumas curiosidades e logo depois fotos de versões estangeiras do brinquedo:

- O lançamento do Simon se deu em uma festa na lendária discoteca Studio 54, em NY, no ano de 1978.

- A fase mais dificíl na versão original do brinquedo tem 31 repetições de luzes.

- O jogo aparece nos filmes "E.T." e "Férias Frustradas".

- Além do Brasil, alguns dos poucos países que modificaram o nome original são a Alemanha (onde o brinquedo é chamado de "Senso") e a Espanha (onde o nome é "Mi Amigo").

E aí, ficou com vontade de jogar? A pedido do nosso leitor LM, aqui vai um link para brincar de Genius online! Qual outro brinquedo você gostaria de ver relembrado aqui no blog? Não se esqueça de comentar! E siga o ColorScreen no Twitter!

5 comentários

Jessie 18 de outubro de 2009 às 17:15  

Não tive um desses... fui brincar com um brinquedo semelhante, só agora depois de velha mesmo...
Os brinquedos da minha geração eram geniais, prova disso é que se tornaram referência.
Ótimo post, como sempre!!!

Silvio Araujo 21 de outubro de 2009 às 12:35  

Sim, eu tive um desses, e posteriormente, num concurso para dar nome a um robozinho de brinquedo, acabei faturando um outro robô, que tinha um Genius na cabeça. Esse robô eu tenho até hoje, e já virou brinquedo dos meus filhos... Funciona direitinho, tem um controle remoto, anda, e joga Genius com você! Maneiro!!!

Eduardo Pereira 21 de outubro de 2009 às 14:37  

Como é a internet, Silvio Araujo, por acaso o concurso para dar nome a um robozinho foi o concurso da Helmann's e o nome vencedor foi Jecanauta?

Paulo Almeida Prado 21 de outubro de 2009 às 14:44  

que legal silvio!

eduardo e silvio, me relembrem desse concurso, eu nao lembro disso!

valeu pelos comentários!

wrodrigues 13 de maio de 2014 às 22:34  

Bem sou nascido da década de 70 e vivi muitas coisas boas daqueles anos, principalmente nos 80 - Pena ainda não terem inventado máquina do tempo! Quanto ao genius, como meus pais não tinham condições de me dar todos os brinquedos que eu pedia, jogava dos colegas, que por sinal era um brinquedo caro para o padrão de vida que eu tinha, porém um ótimo jogo. Em 2013, mais velho e independente, tive a oportunidade do comprar não um, mais vários tipos de genius/simon - genius (tenho 2), simon trickster, simon de bolso, genius de bolso e mais três estinguilingui. O curioso é que não encontro ninguem que tenha chegado até o final do genius, só uma pessoa que encontrei no youtube, mesmo assim estrangeiro, acho que é EUA, virando o simon trickster um pouco menor, mas com todas as funcionalidades do simon maior. Bem, encotrei um jeito de chegar ao final do genius... estou pensando em postar vídeo no youtube pra dá um incentivo a galera que tem o seu genius em casa, mas gostaria de chegar até o final também. Garanto que com um pouco de prática e paciência é possível "virar" o brinquedo.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP