terça-feira, 27 de abril de 2010

Onde está Carmen Sandiego? Aqui no ColorScreen!

Carmen Isabella Sandiego, ou simplesmente Carmen Sandiego. O que esse nome significa para você? Se você assistia desenhos animados nos anos 90, provavelmente lembra da ladra mais famosa da década! Com seu sobretudo vermelho, seu chapéu fedora e sua misteriosa e sombria personalidade, a personagem foi destaque em diversas mídias e ganha agora seu Dossiê ColorScreen!

Sua primeira aparição se deu em uma série de games, iniciada pelo jogo para computador "Where in the World is Carmen Sandiego?", lançado em 1985. De caráter educacional, o jogador se tornava parte da agência de detetives ACME era estimulado a decifrar enigmas baseados em história e geografia, inseridos em dezenas de localidades ao redor do mundo, como você pode ver neste vídeo. Tal problemas eram voltados para solucionar algum crime praticado por Carmen e sua organização V.I.L.E. (geralmente roubo de alguma mercadoria rara) e tentar prender a fugitiva, objetivo final do jogo. Ao longo dos anos, o foco da série se expandiu para outras áreas do conhecimento (como gramática e matemática) e dezenas de outros jogos foram lançados (confira a lista completa aqui).

Logo após, a franquia foi ampliada para a televisão. A rede educativa PBS lançou dois game shows, ambos seguindo a mesma estrutura dos jogos, onde crianças competiam entre si, respndendo perguntas sobre diversos temas para prender Carmen e concorrer a prêmios. Produzido a partir de 1991, o primeiro foi "Where in the World is Carmen Sandiego?", teve cinco temporadas e consistia em perguntas sobre geografia. Veja abaixo um trecho do programa:



O segundo game show da série foi uma variação do anterior, porém focado em perguntas sobre história. Lançado em 1996, "Where in Time is Carmen Sandiego?" durou duas temporadas e fez relativo sucesso. Assista abaixo a abertura do programa:



Apesar de alguns dos jogos da série terem feito relativo sucesso aqui no Brasil, na metade da década de 90, o maior sucesso da franquia foi o desenho! Produção de 1994, para o canal FOX americano, ""Em que lugar da Terra está Carmen Sandiego?" ou simplesmente "Carmen Sandiego", foi um dos maiores hits dos anos 90. O desenho transportava o mundo dos games para a animação, misturada com cenas em live-action, e marcou época para toda uma geração!

Ao início de todo episódio, como nos jogos, Carmen roubava alguma peça de valor histórico e fugia. Logo, os irmãos detetives Zack e Ivy eram contatados por Chefe (visto na imagem ao lado). uma entidade virtual da agência ACME, que os guiava por uma caçada através do mundo para recuperar a peça roubada, através de pistas deixadas intencionalmente pela ladra. A cada escala em alguma cidade do mundo, rápidas e interessantes lições de história e geografia eram dadas aos detetives (e claro, também aos espectadores), contando um pouco sobre a história e as características do lugar mostrado; o Brasil foi retratado em pelo menos um episódio da série. Ao fim de cada episódio, em referência à origem nos videogames, um ator era mostrado; era o "jogador", que assistia o desenrolar da trama em frente a um computador e trocava mensagens com Carmen Sandiego.

A série durou 4 temporadas, tendo 40 episódios e por aqui foi exibido inicialmente na Globo, nos programas "TV Colosso" e "Angel Mix", e depois pelo SBT, no "Disney Club", além da Fox Kids. Para matar a saudade do desenho, cuja protagonista era dublada pela excelente Mariângela Cantu, confira abaixo a abertura em português:



Mesmo após longos anos sem exibições no Brasil, Carmen Sandiego ainda está na lembrança de toda uma geração, pronta para resolver os enigmas deixados pela espiã! Eu gostava muito da animação, lembro muito bem dos personagens, e acho bem interessante a mistura de diversão com conhecimento, proporcionada pela série! E você, se lembra do desenho?

Não deixe de participar, comentando e seguindo o ColorScreen no Twitter!

21 comentários

Renan Cunha 27 de abril de 2010 às 17:39  

Se me lembro? E como me lembro! Não só porque a série era muito boa, mas também porque a Carmen era muito bonita! Hahahaha! Claro, desconsiderando o mero detalhe de que ela é um personagem animado. Well... mero detalhe.
Um outro detalhe interessante da série animada é que, no início da abertura, aparecem letras que, se você olhar direito, formam o Teorema de Pitágoras. Deixando claro, já de início, a vertente educativa do desenho.
Infelizmente não é possível achar grandes informações e curiosidades sobre a série no Brasil, sendo este post uma das poucas referências de qualidade! Uma ótima pedida pra quem sempre gostou do desenho e até pra quem quer descobrir essa pérola dos anos 90. O que, pelo que vejo, é o objetivo do CollorScreen.
Obrigado por reunir todo esse conteúdo, Paulo! Live long and prosper.

Paulo Almeida Prado 27 de abril de 2010 às 18:24  

Renan,
hahahahah é vdd, ela era bonita...

é, realmente, aos 09 segundos, tem o teorema de pitágoras ali! :D

mto obrigado pelo comentário e pelos elogios, abraços!

Britto 27 de abril de 2010 às 19:58  

Eu amava essa série. Só de ver o título do post já lembrei imediatamente da música de abertura.
Obrigado, Paulo. Nostalgia pura!

Paulo Almeida Prado 27 de abril de 2010 às 20:12  

Obrigado a vc pela visita e pelo comentário!

Mariangela Cantú 28 de abril de 2010 às 09:19  

Paulo,
muito legal a matéria!
E obrigada por ter colocado meu nome. É uma honra pra mim.
Beijo grande... E até o próximo crime, jogador. rss

Bruno 28 de abril de 2010 às 10:12  

Nossa cara, eu era fã desse desenho animado e tinha até me esquecido, lembrei agora ao ler o post. E eu sempre me lembrava dos dois irmãos mas não me lembrava de qual desenho eles eram. Foi uma grande série de desenho animado. Parabéns pelo post, e parabéns pelo blog.

Paulo Almeida Prado 28 de abril de 2010 às 14:05  

Mariangela, imagina, muito obrigado a você por fazer parte da nossa infância, com sua voz e sua interpretação!

Muito obrigado pela visita e parabéns pelo trabalho!

ahhahaha até o próximo, Carmen :D

Michele Lima 28 de abril de 2010 às 22:29  

Nossa, Carmen Sandiego era um dos meus desenhos preferidos! Extremamente inteligente e educativo, sem ser bobo demais! Não fazem mais desenhos como antigamente!

Unknown 30 de abril de 2010 às 01:12  

Eu jogava no meu primeiro curso de informatica! haha XD
E vi no SBT a animação!

Paulo Almeida Prado 30 de abril de 2010 às 01:55  

Notas de Rodapé, é isso msm! mto educativo, sem ser bobo! :D

Rafael, valeu pelo comentário!

Tainan 16 de maio de 2010 às 21:45  

Eu tinha me esquecido,cara minha infancia esse desenho.Você sabe me dizer qual foi e como foi o ultimo episodio da serie?

Paulo Almeida Prado 16 de maio de 2010 às 23:25  

tainanmachadilha, eu pesquisei e achei aqui uma descrição, em inglês, do ultimo episódio, onde a Carmen fica em dúvida quanto a continuar no crime:

http://www.kyranthia.net/guide.html#can_two

Wolverine 17 de maio de 2010 às 00:55  

Porra! Só eu reparei que no primeiro vídeo a participante feminina da primeira dupla é a Blossom(mayim bialik)? E a a participante feminina da segunda dupla é a Ashley Banks(tatiana m. ali) do "Maluco do pedaço"(freshprince)??!

Kraio, nostalgia 3x!

Paulo Almeida Prado 17 de maio de 2010 às 00:59  

Wolverine, vc está certo, é isso mesmo! o vídeo é de um especial com crianças participantes de séries!

Callebe Garcia 18 de maio de 2010 às 02:37  

Adorava esse desenho! Inclusive os joguinhos de DOS e um outro mais desenvolvido que era muito bacana.

A dubladora da Carmen no desenho se chama Mariangela Cantú e é como se fosse uma segunda mãe pra mim, uma pessoa super especial e que, além de dublar a personagem, é tão fã que até já se fantasiou:
http://migre.me/FSOm
E não é que ficou a própria? hehe

Anônimo 18 de maio de 2010 às 20:34  

noooossaaaaa!!! Era um dos meus desenhos favoritos!se voltasse a passar com certeza eu assistiria! adorei ler sobre ela aqui xD
bjos

Fábio Escorpião 24 de maio de 2011 às 15:50  

Cara, Carmen Sandiego foi sem duvida um dos melhores desenhos dos anos 90!!!!!!!!

Aliás, me lembro que, quando passava na Globo, era o meu desenho preferido no período em que estava no ar.

Um mistura de roubos cinematográficos usando alta tecnologia (por parte tanto de Carmen quanto dos detetives) e imagens em CG!!!

Mas o melhor de tudo eram as perguntas e charadas. Eu ficava doidim pra responder!! rsrsrs.

Abraço, fera!!

Paulo Almeida Prado 30 de maio de 2011 às 21:57  

Valeu pela visita e pelo comentário, Fabinho

Abraços

Lincoln 10 de outubro de 2011 às 15:17  

Alguém ai sabe onde posso encontrar os episódios do desenho para download?

Paulo Almeida Prado 9 de fevereiro de 2012 às 00:34  

Poxa, Lincoln,

eu não sei. Se alguém souber, compartilhe!

Obrigado pela visita!

Anônimo 29 de abril de 2013 às 17:16  

Gente, alguém sabe onde baixar?

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP