sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Top ColorScreen: os melhores alívios comicos!

Hoje, vamos falar sobre televisão, quadrinhos, cinema e literatura, para conhecer alguns dos mais famosos personagens que servem de alívio cômico! Quer descobrir o que é isso? Vamos lá, em mais um Top ColorScreen !

Para quem não sabe, o termo "alívio cômico" (ou "comic relief", no original), serve para designar um personagem ou uma situação divertida, leve ou engraçada, inserida no contexto de uma obra com temática diferente. Explicando melhor, seriam aqueles personagens piadistas, por exemplo, que soltam gracinhas na hora de situações tensas em filmes, quadrinhos ou livros, quebrando a tensão de tal momento, e permitindo ao público "respirar".

Para entender melhor, nada melhor que uma lista, com alguns dos mais famosos alívios cômicos do mundo da cultura pop!

C-3PO e R2-D2: ao longo das duas trilogias da saga "Star Wars", os robôs tem no alívio cômico sua principal função. A dinâmica da relação de amizade entre as duas máquinas é amada pelos fãs, que se divertem muito com os apuros em que ambos se metem. É importante ressaltar que, mesmo servindo para desviar o foco em momentos sérios, ambos também cumprem papéis fundamentais na trama, estando presentes em momentos chaves da narrativa.

Jimmy Olsen: o jovem fotógrafo do "Planeta Diário" foi criado com esta finalidade, servir de contraponto às aventuras do Superman e também ao conflituoso relacionamento entre o alter ego do herói, Clark Kent e a jornalista Lois Lane. Enquanto Superman/Clark e Lois se envolvem em situações de perigo, conflito e crise, geralmente Jimmy acaba caindo em situações mais leves, humorísticas e banais, com o objetivo de fazer o leitor se divertir. Durante 20 anos, de 1954 a 1974, o personagem teve sua própria revista, "Superman's Pal Jimmy Olsen" (ou "Jimmy Olsen, o parceiro do Superman"), onde aparecia em situações absurdas, como esta que segue ao lado onde Jimmy tenta cortar o cabelo super-forte do herói.

Homem de Gelo: quando Stan Lee criou os X-Men, em 1963, resolveu abordar temas sérios, com a segregação dos mutantes servindo de alegoria para grupos da vida real que sofrem com preconceitos de todos os tipos. Mas a revista também deveria atrair as crianças. E agora? Nada melhor que criar um personagem divertido, estabanado, que mal sabe lidar com seus poderes, entrando em confusões por causa disto e sempre fazendo piadas! Nascia aí Bobby Drake, o Homem de Gelo, criado para ser o contraponto de humor nas aventuras dos mutantes, e até hoje, um dos preferidos dos fãs!

Ron Weasley: melhor amigo do bruxo Harry Potter, Ron é o contraponto da relação de amizade entre os dois e a bruxinha Hermione. Enquanto Potter lida diariamente com problemas que vão desde resolver exercícios de escola a salvar o mundo e Hermione vive preocupada com todo tipo de situação, o garoto se destaca por quebrar o gelo em tais momentos, seja com piadinhas bobas ou soltando algumas de suas perólas, sem enxergar o real contexto da situação.

Timão e Pumba: o javali e o suricate amigos de Simba, em "Rei Leão". Responsáveis pelos momentos mais divertidos no desenho animado, servindo para afastar um pouco o público dos dramas vividos pelo protagonista, como a morte de seu pai e a perseguição que sofre após tal fato. Podemos notar as características humorísticas da dupla em seu visual, um pouco mais cartunesca e menos realista do que os outros personagens do filme.

Bom, esse assunto é muito extenso, e sem dúvidas pode render uma nova lista, com mais exemplos de personagens com tal função! Quem sabe, em breve, veremos a segunda parte deste Top ColorScreen!

Nesta lista, estão personagens que eu gosto bastante, principalmente o Ron e a dupla Timão e Pumba. E você, o que achou? De qual você mais? Mais algum alívio cômico de que você se lembra?

Comente aí! E você já sabe, dê uma conferida também no ColorScreen no Twitter!

7 comentários

Mariana R. Thomé 20 de agosto de 2010 às 21:51  

Eu ainda voto no mullet cômico do Cap. Planeta! rsrsrsrs.

Masss, C-3PO e R2-D2 são "Os Caras".

Muito legal o Post!

Abraço!
Mariana Marga

Paulo Almeida Prado 20 de agosto de 2010 às 22:26  

Hahahahah!

Muito obrigado pelo comentário, abraços!

Mestre Jedi 21 de agosto de 2010 às 12:36  

Realmente, sem o Timão e Pumba Rei Leão não seria nem perto do que realmente é!!!

Muito foda esse Blog!!!

Parabéns Paulo =D

Paulo Almeida Prado 21 de agosto de 2010 às 12:38  

Obrigado pelo comentário e pelo elogio, Mestre Jedi!

Abraços!

Fagner 25 de agosto de 2010 às 10:41  

Sou de Porto Alegre
Parabéns pelo blog.
Sempre quando eu posso eu volto aqui.
Abraços

Paulo Almeida Prado 25 de agosto de 2010 às 12:40  

Opa, Fagner!

Muito obrigado mesmo!

Abraços!

Kogusho Kawazanski 23 de março de 2021 às 11:14  

O Johnny Cage do Mortal Kombat è um alivio comico, Soka Do Avatar sao otimos e e engraçados....

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP