-
"Esqueceram de Mim": um clássico (acho que vou repetir esta palavra muitas vezes neste post!). Filme de 1990, realizado pela dupla John Hughes/Chris Colombus, mostra o que acontece quando o menino Kevin, papel do super astro mirim Macaulay Culkin, é esquecido em casa pelos seus pais, que vão viajar, durante o período de natal. E, para piorar as coisas, uma dupla atrapalhada de bandidos (Joe Pesci e Daniel Stern), resolvem roubar a residência da família. Só que ninguém esperava que Kevin estivesse lá, pronto para se defender usando diversas armadilhas improvisadas com objetos domésticos, entre eles brinquedos. Sinceramente, eu acho muito difícil que alguém não tenha visto esse filme, campeão de reprises em todo fim de ano, durante os anos 90. Mas esta primeira parte da franquia (que teve três sequências, sendo as duas últimas sem Culkin) é imbátivel, marcante e merece um lugar na nossa lista!
-"Milagre na Rua 34": na época de natal, um velhinho é contratado para trabalhar como Papai Noel em uma popular loja de departamentos da cidade de Nova York. Sua atuação se torna um imenso sucesso, parando a cidade nas semanas anteriores ao dia 24 de dezembro. Porém, dois desafios permanecem perante o homem: conquistar o coração de uma criança, filha da gerente da loja, mostrando que os sonhos de natal são possíveis, além de um julgamento em que ele é envolvido, devido a um mal entendido. Então, o bondoso senhor tem que conseguir que todo mundo acredite no que ele próprio acredita e afirma: ele é o verdadeiro Papai Noel. Excelente filme de 1947, que ganhou uma também ótima refilmagem em 1994 (o topo do post é uma imagem da versão original e ao lado vemos uma foto do remake).
-"O Conto de Natal do Mickey": animação de 1983 dos estúdios Disney. O curta-metragem é uma adaptação da clássica história 'Um Conto de Natal", de Charles Dickens, e conta a história do avarento Scrooge, um rico industrial que só pensa em dinheiro. Ao mesmo tempo, vemos a vida de Bob, empregado muito pobre de Scrooge. Sozinho na véspera de Natal, o milionário é visitado pelos três Espíritos do Natal (passado, presente e futuro), além do fantasma de um antigo sócio, que mostram como a vida é triste se só dermos valor às coisas materiais. Enquanto isso, na muito humilde casa do empregado, o natal é celebrado com muita alegria, mesmo com o fato da família lidar com problemas financeiros, de saúde e etc. Na versão Disney, é claro que Scrooge é o Tio Patinhas, enquanto os visitantes sobrenaturais são vividos por Pateta, Grilo Falante, Bafo de Onça e Willie (o gigante da animação "Mickey e o Pé de Feijão"). Já Mickey aparece como o empregado, tendo uma família com Minnie. Emocionante, esta animação nos ensina muita coisa e é bem comovente, recomendo bastante.
-"Um Herói de Brinquedo": Arnold Schwazenegger em um filme de fim de ano? Pois é! Nesta comédia, que chegou aos cinemas brasileiros no natal de 1996, o astro dos filmes de ação é Howard, um pai de família, que enfrenta uma louca jornada para conseguir o presente que tanto seu filho quer: o boneco Turbo Man. Que, claro, está esgotado em todas as lojas. O grande problema é que o filho de Howard está decepcionado com o pai, que não tem muito tempo para ficar junto com ele. Então, este vai fazer esforços impensáveis para garantir o brinquedo. Mesmo já tendo quase quinze anos, este é o mais recente filme da lista e já virou um dos clássicos natalinos da "Sessão da Tarde"!
-"Férias Frustradas de Natal": acho que o título deste já explica muita coisa, não? Aqui vemos mais um capítulo na vida da
família Griswold, capitaneada por Clark, papel memorável de Chevy Chase. Desta vez, a família não vai viajar. Para compensar isso, Clark prometeu a todos realizar o mais inesquecível natal de todos os tempos. E isso envolve muitos presentes, uma gigantesca decoração de natal, uma festa memorável e muito mais. É claro que isso tudo vai ser memorável, mas não do jeito planejado. Comédia de 1989, e que, assim como "Esqueceram de Mim", também foi roteirizada pelo mestre John Hughes. Imperdível!
Apesar de não incluso nesta lista, outra produção que recomendo muito é
"O Natal de Charlie Brown". Animação de 1965, que mostra os dias que antecedem a véspera de natal para Charlie Brown, que, como sempre, se sente desanimado, enquanto seus amigos e seu cachorro estão ansiosos pela comemoração. Com o incentivo de sua turma e também de Snoopy, o menino resolve participar do auto de natal que seus amigos estão preparando. Desde seu lançamento, como especial de fim de ano da emissora norte-americana CBS, o desenho animado se tornou um clássico absoluto do natal dos Estados Unidos, sendo exibido algumas vezes também na TV do Brasil. No especial natalino do ano passado, eu publiquei um post sobre esse programa, contando com vídeos para você assistí-lo online, na íntegra e com legendas! Para ver, é só clicar
aqui ou na imagem ao lado!
Todos os filmes da lista são especiais para mim de alguma maneira. Dou um destaque maior ao "O Conto de Natal do Mickey", que eu sempre assistia em VHS na infância e que me traz bons ensinamentos e lembranças sobre essa data. E você, gosta de algum desses filmes? Ou de todos? Qual seu preferido? Comente!
E assim acaba nosso Especial de Natal! Espero que você tenha se divertido com os posts, que possa curtir a data e sobretudo agradecer pelo que tem, mesmo que isso (ainda) não seja muito, tenha fé que as coisas melhoram! Se divirta com seus amigos e familiares, muito obrigado pela amizade e um grande e Feliz Natal!
6 comentários
Muito legal esses filmes, só não vi o Férias frustradas!
Assista!
Eu recomendo bastante, hahaha
Valeu pelo comentário!
Tem também aquele "Os Fantasmas Contra-Atacam", também uma versão do conto do Dickens, estrelado pelo Bill Murray (eu acho), que foi bastante reprisado na Globo e na Record.
Zé,
é, verdade, tem esse também! São muitos, muitos filmes legais de natal, eu só escolhi cinco, mas tem muita coisa mesmo!
Abraços e feliz natal!
"Esqueceram de Mim" é o clássico dos clássicos! =P
Fiquei com vontade de assisti-lo novamente agora!
Abraço e Feliz Natal!
Pois é!
Obrigado, e feliz natal!
Postar um comentário