quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Hermes & Renato: descubra onde está Gil Brother!

Ao longo da última década, o grupo de humor "Hermes e Renato" se tornou um dos maiores expoentes do gênero no país. Inicialmente com cinco integrantes, nos últimos anos de sua existência, surgiria uma grande figura, que sempre roubava a cena e acabou se tornando o preferido dos fãs. Mas agora, ele anda sumido das telas, e o ColorScreen responde para você: onde está Gil Brother?

Sua história começou em 1999, quando os amigos Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter e Felipe Torres resolveram gravar pequenos vídeos de humor e enviar para a MTV. Exibidos com muito sucesso nos intervalos da programação, o grupo acabou sendo contratado e adotou como nome uma menção aos dois personagens principais, Hermes (vivido por Marco) e Renato (papel de Fausto). A partir daí, o sucesso foi crescente, com a criação de quadros e personagens clássicos, como Joselito (Adriano) e Boça (Felipe), além da banda Massacration, liderada pelo histérico Detonator (interpretado por Bruno). Mas um dos maiores hits do grupo não seria criada pelos cinco amigos.

Figura pitoresca da cidade de Petrópolis (RJ), berço do grupo, Jaime Gil da Costa chamava a atenção dos habitantes pelo seu jeito descontraído de lavar carros (sua antiga ocupação), enquanto dançava e imitava passos da black music. E já era conhecido há tempos pelos integrantes da trupe de humor, que em 2003, o levaram para participar de uma gravação no programa da MTV. Ele adotou o nome artístico "Gil Brother" e participou de uma esquete, a clássica "Mataram Meu Passarinho", onde usou seu jeito natural e lançou seu bordão "Away".

A partir desta primeira aparição, Gil foi adotado como sexto integrante do grupo, e conquistou a preferência dos fãs. Suas aparições geralmente consistiam dele interpretando a si mesmo, com seu gingado e jeito malandro vindo das noites cariocas da década de 70 e falas permeadas de bordões únicos e marcantes. Mesmo sendo praticamente uma celebridade entre o público do canal musical, principalmente na cidade de São Paulo (Gil relatou isso em dezembro de 2008, em entrevista à revista Rolling Stone: "Porra, não posso andar a pé em São Paulo, morou? É igual ao Michael Jackson, uma correria do caralho, dou autógrafo, tiro foto. O personagem está bombando!"), ele continuava vivendo sua vida simples na cidade natal, sem ter nem telefone. Quando precisavam dele para gravações, os integrantes do H&R iam até sua casa e o levavam para os estúdios, na capital paulista.

O "away de Petrópolis" fazia questão de viver a vida de antes, em sua modesta casa de três cômodos, na periferia de sua cidade, onde, relatou à Rolling Stone, não era conhecido: "Porra! Poucos me conhecem aqui porque negozinho tem que pagar duzentos conto pra ter MTV. Aqui é tudo assalariado, mas se você pergunta do Gil Brother pros bacanas, eles sabem tudo". Tudo isso enquanto era um grande sucesso na TV e na internet, onde os vídeos do seu personagem batem recordes de acessos.

Em janeiro de 2010, os integrantes romperam o longo contrato com a MTV e foram para a Rede Record, para fazer parte do programa "Legendários", apresentado por Marcos Mion. Devido a desentendimentos comerciais, todos os personagens criados até então foram inutilizados (não podem ser usados) e o nome do grupo foi mudado para "Banana Mecânica". Esse, segundo rumores publicados na imprensa (jornais e portais conhecidos de internet), teria sido o estopim para que Gil Brother se desligasse do grupo. Porém, também existem informações que o dançarino já estava fora da trupe antes da mudança de emissora.

Os motivos para esta saída permaneciam um mistério para os fãs, que nunca tiveram uma posição sobre o assunto, de nenhuma das partes (seja de Gil Brother ou do grupo). Até agora (créditos aos fãs Paulo Werner e Salim Baraky)! Confira aqui o vídeo, em duas partes, onde Gil Brother é encontrado e conta seu ponto de vista sobre o que aconteceu recentemente em sua carreira:


para continuar assistindo, clique aqui e veja a 2ª parte

Atenção: as informações aqui contidas são reproduções de fontes jornalísticas, e as informações contidas no vídeo são a opinião do comediante, não havendo qualquer julgamento de valores por parte do blog ou do autor deste.

***

Eu sempre gostei bastante do grupo "Hermes & Renato", e muito disso vem da admiração pelo humor feito pelo personagem enfocado no post. Portanto, acho uma pena essa fase fora da mídia do comediante (bom, espero que um dia ele ressurja!). E também não acho muito legal o tipo de esquetes que o grupo vem fazendo no "Legendários", gostava muito mais do programa na MTV, que sempre achei genial. O ideal seria ver Gil Brother de novo no ar, com seus companheiros de programa rendendo o que são capazes. Mas acho que isso é algo difícil de acontecer, infelizmente.

E você, o que acha de Gil Brother? Estava curioso pelo seu paradeiro? Comente!

13 comentários

neto 16 de dezembro de 2010 às 10:16  

ola
sobre o post do gil esta cheio de falhas, mas posso te garantir, ele saiu em 2008 do grupo, primeiramente por motivos pessoais. E o grupo só não se manifestou ainda pq eles foram processados e o advogado deles pediu para nao comentarem o caso, pelo menos por enquanto. Assim que sair algo oficial, todos saberão a real.

um abraço

neto 16 de dezembro de 2010 às 10:20  

ah!! outro erro, quem disse a vc que eles (HeR)sairam da mtv em julho de 2010 ?? por favor corrija isso tb.

grato

Paulo Almeida Prado 16 de dezembro de 2010 às 11:37  

Olá, Neto

Obrigado pelos comentários. Quanto a erros, por favor me avise. E é bom deixar claro que eu não estou julgando ninguém, e sim é o próprio Gil Brother que está mostrando sua versão, em um vídeo disponível no youtube, para qualquer um reproduzir em qualquer lugar.

Mas se você pode me garantir informações diferenciadas do que está no post (fontes: trip, notícias de jornais e vídeo publicado), se quiser pode colaborar e comentar algo diferente.

Quanto ao erro de data, realmente, foi desatenção mesmo, eu escrevi julho, mas era janeiro de 2010, está corrigido.

Qualquer coisa, pode comentar aí!
Valeu, obrigado

neto 16 de dezembro de 2010 às 11:53  

Oi Paulo,
obrigado pela correção, mas a minha fonte são eles mesmo, eu sou amigo deles e de vez em qdo eu gravo com eles, o gil saiu em outubro de 2008 e no final do seu texto vc diz assim:
"......esse foi o estopim para que Gil Brother, já descontente com o rumo da carreira, se desligasse do grupo...."
é que fica parecendo que o gil saiu pelo motivo deles terem ido pra record entendeu? na verdade isso nao tem nada a ver, mas obrigado pelas correções e valeu



Material retirado do blog ColorScreen ColorScreen - Conteúdo diferenciado em Nostalgia e Cultura Pop!: Hermes & Renato: descubra onde está Gil Brother! http://colorscreen.blogspot.com/2010/12/descubra-por-onde-anda-gil-brother.html#ixzz18HYio1zm

Aline Pires 16 de dezembro de 2010 às 11:59  

Acho super louvável você se importar com o paradeiro do Gil, já que de fato, muitos perguntam isso. Mas cuidado com as fontes, e principalmente com as informações que forem postadas.

Havia julgado mal o seu texto, pois geralmente, que posta esse tipo de conteúdo, é sempre em detrimento ao ex-grupo Hermes e Renato, atual Banana Mecânica. Vi que sua intenção não era essa, e revejo aqui minhas considerações.

Em breve todos nós saberemos de fato o que aconteceu, por fontes seguras e oficiais.

Bom, no mais, o Neto já lhe informou o que havia de errado. No que precisar, é só falar com ele.

Parabéns pela iniciativa.

Att,
Aline Pires.

Paulo Almeida Prado 16 de dezembro de 2010 às 18:39  

Neto,
imagina, se tem algo errado no post, tem que ser corrigido mesmo.

Isso que eu coloquei é baseado em rumores da imprensa, então reformulei o post! Mas qualquer coisa, comente aí!

E legal você ser amigo deles, gosto muito do trabalho de todos ali!

Abraços, valeu

Paulo Almeida Prado 16 de dezembro de 2010 às 18:47  

Aline,

realmente, muita gente pergunta isso, eu já recebi alguns emails pedindo para fazer um post sobre o Gil e tal, por isso também esse artigo.

De maneira NENHUMA este artigo é em detrimento ao grupo H&R/Banana Mecânica. Eu gosto muito do trabalho deles (como falei ali, acho que o estilo do programa Legendários não é tão legal quanto o programa solo antigo deles, mas isso não é culpa deles, é só uma crítica ao programa mesmo, sem julgar nada além de opinião sobre TV).

E como falei no post, esta versão, no vídeo, é a versão do Gil, saída da boca dele. Se o grupo quiser divulgar algo, eu posso postar aqui no mesmo post, mostrando o outro ponto de vista, numa boa. Seria legal saber isso mesmo.

O intuito do post é esse, tentar entender o que aconteceu, pois essa figura (Gil Brother) é bem querida por muito fãs dos outros cinco caras, então esse vídeo, mesmo sendo o ponto de vista de um lado só (dele), é de interesse geral, entende?

Mas se tiver mais algo errado, quanto a datas ou motivos, por favor, corrija. Tudo que está contido no post foi retirado de fontes como portais de internet e jornais, e não visa denegrir ninguém, de maneira alguma! Peço desculpas se algo saiu errado, e de novo peço, pode me corrigir!

Obrigado, qualquer coisa, pode escrever, abraços

Anônimo 17 de dezembro de 2010 às 15:53  

Gostei do post sobre o Gil =)
bom, tbem gostava mto mais do programa na mtv(por ter + liberdade)
Na record infelizmente eles ñ podem render tudo o q são capazes =\

Paulo Almeida Prado 17 de dezembro de 2010 às 15:56  

Obrigado, Anônimo

abraços

Mike 17 de dezembro de 2010 às 21:54  

coincidentemente hj vi um vídeo dele no youtuba, e me perguntei por onde ele andava....
é uma pena realmente q o grupo tenha saído da MTV... assisti legendários umas 4 vezes, mas dps desencantei... achei o programa meio sem graça, e concordo com vc qnd diz q eles eram bem mais engraçados na MTV!

bom, gil brother é uma figuraaaassa... e com certeza contribuiu pro sucesso do grupo, uma pena não ve-lo mais na tv...
mas como moro a umas 3 horas de petrópolis, qualquer dia vo lá procurar esse puto!

parabéns pelo blog
grande abraço

Paulo Almeida Prado 19 de dezembro de 2010 às 09:30  

Olá Mike

valeu pela visita! pois é, também acho uma pena!

hahahaha se qualquer dia for pra Petrópolis e encontrá-lo, comente aqui!

abraços

Odie Mills 21 de dezembro de 2010 às 16:03  

Sou de Petrópolis, e lembro bem da época (fins dos 80's) em que o Gil (que já era chamado de Gil Brother) parava na escada da agência dos Correios no centro de Petrópolis e dava um showzinho de dança na hora da saída da criançada da escola.

Uma figura folclórica da cidade. Bom post!

Paulo Almeida Prado 21 de dezembro de 2010 às 22:50  

Odemilson

que legal isso! hahahah Deve ser bem inusitado, depois, ver o cara fazendo sucesso na tv, não?

Valeu pela visita,
abraços!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP