
Ao longo da última década, o grupo de humor "Hermes e Renato" se tornou um dos maiores expoentes do gênero no país. Inicialmente com cinco integrantes, nos últimos anos de sua existência, surgiria uma grande figura, que sempre roubava a cena e acabou se tornando o preferido dos fãs. Mas agora, ele anda sumido das telas, e o
ColorScreen responde para você:
onde está Gil Brother?
Sua história começou em 1999, quando os amigos Marco Antônio Alves, Fausto Fanti, Adriano Pereira, Bruno Sutter e Felipe Torres resolveram gravar pequenos vídeos de humor e enviar para a MTV. Exibidos com muito sucesso nos intervalos da programação, o grupo acabou sendo contratado e adotou como nome uma menção aos dois personagens principais, Hermes (vivido por Marco) e Renato (papel de Fausto). A partir daí, o sucesso foi crescente, com a criação de quadros e personagens clássicos, como Joselito (Adriano) e Boça (Felipe), além da banda Massacration, liderada pelo histérico Detonator (interpretado por Bruno). Mas um dos maiores hits do grupo não seria criada pelos cinco amigos.
Figura pitoresca da cidade de Petrópolis (RJ), berço do grupo, Jaime Gil da Costa chamava a atenção dos habitantes pelo seu jeito descontraído de lavar carros (sua antiga ocupação), enquanto dançava e imitava passos da black music. E já era conhecido há tempos pelos integrantes da trupe de humor, que em 2003, o levaram para participar de uma gravação no programa da MTV. Ele adotou o nome artístico "Gil Brother" e participou de uma esquete, a clássica "Mataram Meu Passarinho", onde usou seu jeito natural e lançou seu bordão "Away".

A partir desta primeira aparição, Gil foi adotado como sexto integrante do grupo, e conquistou a preferência dos fãs. Suas aparições geralmente consistiam dele interpretando a si mesmo, com seu gingado e jeito malandro vindo das noites cariocas da década de 70 e falas permeadas de bordões únicos e marcantes. Mesmo sendo praticamente uma celebridade entre o público do canal musical, principalmente na cidade de São Paulo (Gil relatou isso em dezembro de 2008, em entrevista à revista
Rolling Stone: "Porra, não posso andar a pé em São Paulo, morou? É igual ao Michael Jackson, uma correria do caralho, dou autógrafo, tiro foto. O personagem está bombando!"), ele continuava vivendo sua vida simples na cidade natal, sem ter nem telefone. Quando precisavam dele para gravações, os integrantes do H&R iam até sua casa e o levavam para os estúdios, na capital paulista.
O "away de Petrópolis" fazia questão de viver a vida de antes, em sua modesta casa de três cômodos, na periferia de sua cidade, onde, relatou à
Rolling Stone, não era conhecido: "Porra! Poucos me conhecem aqui porque negozinho tem que pagar duzentos conto pra ter MTV. Aqui é tudo assalariado, mas se você pergunta do Gil Brother pros bacanas, eles sabem tudo". Tudo isso enquanto era um grande sucesso na TV e na internet, onde os vídeos do seu personagem batem recordes de acessos.

Em janeiro de 2010, os integrantes romperam o longo contrato com a MTV e foram para a Rede Record, para fazer parte do programa "Legendários", apresentado por Marcos Mion. Devido a desentendimentos comerciais, todos os personagens criados até então foram inutilizados (não podem ser usados) e o nome do grupo foi mudado para "Banana Mecânica". Esse, segundo rumores publicados na imprensa (jornais e portais conhecidos de internet), teria sido o estopim para que Gil Brother se desligasse do grupo. Porém, também existem informações que o dançarino já estava fora da trupe antes da mudança de emissora.
Os motivos para esta saída permaneciam um mistério para os fãs, que nunca tiveram uma posição sobre o assunto, de nenhuma das partes (seja de Gil Brother ou do grupo). Até agora (créditos aos fãs Paulo Werner e Salim Baraky)! Confira aqui o vídeo, em duas partes, onde Gil Brother é encontrado e conta seu ponto de vista sobre o que aconteceu recentemente em sua carreira:
Atenção: as informações aqui contidas são reproduções de fontes jornalísticas, e as informações contidas no vídeo são a opinião do comediante, não havendo qualquer julgamento de valores por parte do blog ou do autor deste.
***
Eu sempre gostei bastante do grupo "Hermes & Renato", e muito disso vem da admiração pelo humor feito pelo personagem enfocado no post. Portanto, acho uma pena essa fase fora da mídia do comediante (bom, espero que um dia ele ressurja!). E também não acho muito legal o tipo de esquetes que o grupo vem fazendo no "Legendários", gostava muito mais do programa na MTV, que sempre achei genial. O ideal seria ver Gil Brother de novo no ar, com seus companheiros de programa rendendo o que são capazes. Mas acho que isso é algo difícil de acontecer, infelizmente.
E você, o que acha de Gil Brother? Estava curioso pelo seu paradeiro? Comente!
Read more...