sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Retrospectiva Harry Potter: relembrando toda a saga!

Chegou a hora pela qual milhões de fãs ao redor do mundo esperaram por anos. O final da saga do mais famoso bruxo dos últimos tempos começa a ser exibida nos cinemas. Então, para se atualizar e poder curtir o término da franquia, nada melhor que uma retrospectiva de toda a saga de Harry Potter!

Na verdade, o filme que estréia hoje,"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", como o próprio nome diz, é a primeira parte do último livro, que foi dividido em dois na sua adaptação para o cinema. O capítulo final chega no meio do ano que vem. Mas, é claro, para poder entender o que acontece nessa primeira metade, precisamos estar em dia com os livros e filmes, ou pelo menos com as adaptações pro cinema dos capítulos anteriores. Pensando nisso, resolvi disponibilizar aqui um pequeno resumo da série, que pode te ajudar a recapitular as aventuras de Harry, Rony e Hermione até agora!

Para começarmos a viagem de volta a este universo, veja os nomes das partes anteriores e um pequeno resumo de cada uma! Ah, as fotos são ilustrativas, não correspondendo necessariamente a cada livro/filme, e mostram Dumbledore, Neville Longbottom, Hagrid, Luna Lovegood, os gêmeos Weasley e Ninfadora Tonks. Vamos lá:

-"Harry Potter e A Pedra Filosofal"; livro de 1997 e filme de 2001. Mostra o menino descobrindo o mundo de magia do qual faz parte, entrando na escola de Hogwarts, tomando conhecimento de que é o único bruxo que sobreviveu a um ataque de Voldemort, o Lord das Trevas e lidando com o enigma da misteriosa pedra filosofal, artefato lendário que concede imortalidade a seu possuidor.

-"Harry Potter e A Câmara Secreta"; livro de 1998 e filme de 2002. Neste a escola de Hogwarts e seus alunos são ameaçados por uma criatura desconhecida, que deve ser encontrada e derrotada por Harry e seus amigos, antes que o pior aconteça: a morte de todos os alunos que não tem origem puramente bruxa, como Hermione.


-"Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban"; livro de 1999 e filme de 2004. Agora, o mundo mágico é ameaçado pelo suposto criminoso Sirius Black, que teria participado da morte dos pais de Harry e fugiu da prisão mágica de Azkaban, pondo em risco a vida do menino. Cabe a Harry descobrir o que se esconde por trás de tanto mistério.


-"Harry Potter e O Cálice de Fogo"; livro de 2000 e filme de 2005. Seguindo tradições antigas, Hogwarts se torna palco do Torneio Tribruxo, competição onde diferentes escolas de magia ao redor do mundo competem, com seus alunos enfrentando desafios mortais para se tornar o campeão. Harry tem que lidar com tais dificuldades, aliadas à chegada da adolescência e também à ascenção de Voldemort, que busca se tornar o bruxo mais poderoso do mundo.

-"Harry Potter e A Ordem de Fênix"; livro de 2003 e filme de 2007. Começa o ato final da série, com tramas mais sombrias e adultas. Agora, Harry tem certeza que Voldemort está de volta, o perseguindo. Para lutar contra essa ameaça, Dumbledore funda a Ordem de Fênix, reunião de bruxos que lutam contra o vilão, protegendo Potter. Porém, as coisas não serão fáceis, já que grande parte do mundo mágico duvida do menino e de suas afirmações sobre a volta do malfeitor.

-"Harry Potter e O Enigma do Príncipe"; livro de 2005 e filme de 2009. A guerra começa, com Voldemort declarando guerra ao mundo e principalmente ao menino. A escola já não é um lugar seguro e, temendo o pior, Dumbledore começa a doutrinar Harry para a grande missão que se encaminha: salvar o mundo. Tudo isso acontece enquanto o garoto e seus amigos lidam com romances, amadurecimento e também com a influência do misterioso príncipe mestiço.

Em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", livro publicado em 2007, a saga se conclui, com o momento que todos esperavam. Harry Potter se torna maior de idade (no mundo mágico, isso se dá com 17 anos) e parte, ao lado de Rony e Hermione, para uma longa viagem em busca das Relíquias da Morte, artefatos místicos que podem ajudar na batalha final contra Voldemort. Como falei anteriormente, o filme foi dividido em duas partes.

Mas nossa retrospectiva não termina por aqui. Além de relembrarmos a sinopse de cada livro, chegou a hora de termos uma visão geral dos seis primeiros filmes! Confira abaixo um vídeo muito legal, feito por fãs brasileiros, que mostra detalhadamente tudo que aconteceu até agora de mais importante nas adaptações para cinema:


para continuar assistindo, clique aqui e veja a 2ª parte

Espero que este post tenha atingido seu objetivo, fazer um panorama de toda a saga até agora, para refrescar sua memória e te ajudar a curtir o novo filme de Harry Potter!

Devo confessar que comecei tardiamente a curtir esse universo. Já tinha assistido algumas das adaptações, mas não ligava muito. Até que, meses atrás, resolvi ler o primeiro livro da saga. Logo me tornei um fã (meus personagens preferidos são, além do trio protagonista, os que aparecem em fotos no post), assisti os filmes e estou bastante ansioso para o final! E você, gosta da série? Está ansioso (a) para o próximo filme?

Comente!

8 comentários

Lucas 22 de novembro de 2010 00:24  

Um errinho:

"Em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", livro publicado em 2007, a saga se conclui, com o momento que todos esperavam. Harry Potter se torna maior de idade (no mundo mágico, isso se dá com 17 anos) e parte, ao lado de Rony e Hermione, para uma longa viagem em busca das Relíquias da Morte, artefatos místicos que podem ajudar na batalha final contra Voldemort. Como falei anteriormente, o livro foi dividido em duas partes."


O livro não foi dividido em 2 partes, o filme que foi :)

Paulo Almeida Prado 22 de novembro de 2010 11:43  

Lucas,
é verdade, tinha sido erro de digitação, já corrigi!

Obrigado pelo toque!

Abraços

jefferson 22 de novembro de 2010 18:12  

Otimo Post kra parabéns =D


Me ajudem ae galera \õ só clikar no link não é virus:
http://letras.terra.com.br/promocoes/7anos/84706/

Paulo Almeida Prado 22 de novembro de 2010 19:39  

Obrigado, Jefferson!

(o spam passa dessa vez...ahahahha)

Abraços

william 22 de novembro de 2010 22:59  

Melhor série de livros/filmes de todos os tempos na minha humilde opinião !

Abç

Paulo Almeida Prado 23 de novembro de 2010 10:09  

Obrigado pela visita!

SBT FÃ 24 de novembro de 2010 14:44  

Paulo sou do blog "SBT fã", e gotaria de lhe pedir descupa por ter publicado seu post em meu blog!

Mas pensei que por serem blogs de seguimentos TOTALMENTE diferentes não haveria problema algum... Não se preocupe que ele já foi excluido e continua sendo conteudo exclusivo seu e de seu blog!

PS: Não se preocupe, pois o fato NUNCA tornara a se repetir(pelo menos da minha parte)

Paulo Almeida Prado 24 de novembro de 2010 15:22  

SBT Fã, você tinha copiado esse post integralmente, postado como se fosse seu e omitido todos os créditos.

Isso é errado, não importa se são segmentos diferentes (e, na verdade, ambos os blogs são sobre TV, se fosse TOTALMENTE diferente, você não teria copiado).

Mas tudo bem, pelo menos você fez o certo e apagou. Até mais.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP