terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dossiê Vila Sésamo: 40 anos fazendo história!

Há exatamente 40 anos, no dia 10 de novembro de 1969, entrava no ar o programa educativo infantil de maior importância na história da TV mundial, a "Vila Sésamo"! Criado pela emissora pública norte-americana PBS (Public Broadcasting Service, algo similar à nossa Cultura), o formato fez um enorme sucesso e até hoje continua inspirando versões ao redor do mundo. Portanto, nada mais merecido do que uma pequena homenagem, em mais um Dossiê ColorScreen!

Na década de 60, a televisão era muito contestada nos países desenvolvidos, sofrendo acusações de exercer uma suposta má influência como veículo, por sua "falta de conteúdo relevante", principalmente no que diz respeito ao público infantil. Para mudar tal panorama, a organização não governamental Children's Television Workshop (posteriormente renomeada como Sesame Workshop), com apoio de diversas organizações, universidates e entidades, desenvolveu um projeto que visava levar, via televisão, a chance de uma boa educação.

O projeto consistia em um programa que se passa em uma vila, localizada no meio de uma grande cidade, mas preservando a tranquilidade e as características de pequenas cidades do interior. No cenário, pessoas conviveriam com bonecos e fantoches, e por meio de narrativas simples, animações e desenhos animados, ensinariam ao público noções básicas de conceitos como aritmética, vocabulário, cores, dias da semana e estações do ano, além de lições de cidadania, higiene, civilidade e etc, sempre com uma linguagem leve e bem humorada.

E claro, é até óbvio falar, o projeto deu certo. Batizado como "Sesame Street", entrava no ar há exatas quatro décadas, provocando uma revolução na educação via TV. Com mais de 4.000 episódios produzidos, e sendo exibida até hoje, a série se tornou o programa infantil de televisão com maior duração na história.

Um dos maiores responsáveis pelo êxito do programa é Jim Henson. Sim, o lendário manipulador e criador de bonecos, pai dos Muppets também foi encarregado do projeto Sesame, criando personagens que viraram ícones da cultura pop, como o meigo e gigante pássaro Garibaldo (ou Big Bird, no original) e o risonho monstrinho vermelho Elmo (que, em diversas pesquisas, ganha de Mickey Mouse como o personagem mais reconhecido pelas crianças pequenas norte-americanas).

O programa já foi transmitido em mais de 120 páises, ganhando inúmeras versões locais, sempre fiscalizadas rigorosamente pela Sesame Workshop e contando com tramas adaptadas à realidade do país, abordando temas regionais, como preconceito, aids e segregação racial. Algumas das adaptções de maior sucesso são a mexicana "Plaza Sésamo", a espanhola "Barrio Sésamo", a portuguesa "Rua Sésamo", a indonésia "Jalan Sesama", a alemã "Sesamstrasse" e a sul-africana "Takalani Sesame" (clique nos links para assistir vídeos de tais versões). E, é claro, a brasileira "Vila Sésamo"!

Em nosso país, o programa teve duas adaptações. A clássica, co-produção da Rede Globo/Rede Cultura, foi exibida nos dois canais, de 1972 a 1977, e contou com um elenco de atores não tão famosos (e, em alguns casos, iniciantes,) que depois se tornariam grandes nomes da tv brasileira, como Sônia Braga e Aracy Balabanian. Uma das peculiaridades mais conhecidas desta versão é a cor do personagem Garibaldo, (Laerte Morrone), cuja fantasia era azul, e não amarela como no original, devido a dificuldades técnicas. Relembre a abertura, com o tema que se tornou um clássico, clicando na foto ao lado. E abaixo, confira um trecho de uma cena, do ano de 1972, onde Armando Bogus contracena com Garibaldo e as crianças do programa (repare, entre o elenco infantil, está a atriz Narjara Turetta, então com cinco anos de idade) :



Em 2007, após 30 anos do fim da primeira adaptação, a Rede Cultura revitalizou a "Vila Sésamo", criando uma nova versão, dessa vez com uma nova personagem, Bel, uma boneca criada exclusivamente para o Brasil, que contracena com um novo Garibaldo, dessa vez com sua cor original. A versão atual do programa é exibida as 9:00, nas manhãs de segunda a sexta-feira; e as 13:00 e 15:30 nas tardes de segunda-feira a sábado.

Para encerrar, um clipe de homenagem ao programa, que, em quatro décadas de história, foi responsável por uma revolução que ajudou a mudar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, sem armas nem violência, e sim por meio da dedicação, carinho e educação. Parabéns, "Vila Sésamo"!



E você, chegou a acompanhar alguma das versões do programa? Lembra de algum personagem? Comente! E não se esqueça, também siga o ColorScreen no Twitter!

10 comentários

luizsantiago 10 de novembro de 2009 às 20:26  

Texto muito bem pesquisado e escrito. Parabéns !!!

Paulo Almeida Prado 10 de novembro de 2009 às 21:24  

obrigado, luiz!

Edmilson 10 de novembro de 2009 às 21:44  

Será que se a Manchete ainda estivesse no ar estaria reprisando Vila Sésamo ???

Paulo Almeida Prado 10 de novembro de 2009 às 21:51  

olha, Edmilson, acho difícil, sabe pq?

pq o Vila Sésamo não tem mto o perfil da Manchete, né...não tem ação, sangue, violência e monstros gigantes! (bom, tem o Garibaldo, mas é diferente! huauhahuhuahua)

abraços, valeu pelos comentários de sempre :D

willssp 12 de novembro de 2009 às 17:48  

Descobri seu blog ao acaso, e não consegui sair até ver todos os posts!!!! Já está entre meus favoritos!!!
Parabéns!!!

Paulo Almeida Prado 12 de novembro de 2009 às 18:28  

obrigado, willssp!

Charles 12 de novembro de 2009 às 18:45  

Muuuuuuito legal seu blog cara, coloquei seu banner nos meus recomendados lá no meu blog. Parabéns

bode 13 de novembro de 2009 às 19:04  

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=318563 isso sim era maneiro na manchete, Teleket.. Undertaker, o coveiro!!!

Fritador 17 de novembro de 2009 às 00:39  

Cara, tenho um imenso carinho pelos personagens da Vila Sésamo!

Cheguei a ver alguns episódios da nova versão que passa por aqui e fiquei com uma dúvida: por onde anda o Come-Come? (Cookie Monster)

Grande abraço e parabéns pelo post! :D

Paulo Almeida Prado 17 de novembro de 2009 às 16:44  

valeu charles!

marcus, acho que vc comentou isso no post errado, mas td bem! hahaha

fritador, valeu! não sei, tbm nunca vi na nova versão!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP