sábado, 14 de novembro de 2009

Dez anos depois: veja como era a antiga RedeTV!

Neste final de semana, a caçula entre as principais emissoras de TV aberta do país completa sua primeira década! No dia 15 de novembro de 1999, entrava no ar o sinal da RedeTV!. Pertencente aos empresários do ramo de tecnologia Almicare Dallevo e Marcelo de Carvalho, o novo canal ocupou o espectro antes utilizado pela Manchete (ou seja, ocupou os canais e o espaço de transmissão, independente de ter assumido as dívidas e os equipamentos da antiga emissora, fato que até hoje é motivo de polêmica e disputas judiciais).

No começo, a RedeTV! se propunha a ser um canal de conteúdo diferenciado, mais voltado para a classe média/alta, com muitas inovações. Algumas que se mantêm até hoje, como os diferenciais no campo tecnológico, onde a emissora se coloca como uma das principais do setor, sendo o primeiro canal no país a exibir 100% da sua grade em sinal digital, já contando, há alguns anos, com estrutura própria para produção e exibição de programas totalmente em HDTV, sem o uso de fitas e equipamentos analógicos.

Em outros campos, porém, a prometida mudança foi algo passageiro. No começo, a grade da emissora se destacava pelo caráter diferenciado, voltado para um público de mais alto nível social, exibindo novidades que fugiam do padrão de programação aberta no Brasil, como humor inteligente, programas musicais diferenciados, filmes alternativos com espírito cult, futebol europeu, noticiário cultural sem apelação para baixaria e muito mais, tudo isso com um grande caráter de interatividade, tecnologia e identidade visual diferenciada, se portando como um canal premium de TV paga.

Vamos analisar alguns exemplos da mudança. No campo do humor, por exemplo o "Eu Vi Na TV", com João Kléber, era composto por imitações, sátiras do mundo da televisão e política, com caráter crítico e inteligente. Mas, em pouco tempo, o programa se transformou, passando a exibir pegadinhas, e depois o famoso Teste de Fidelidade. E é engraçado notar que, nas primeiras edições, João Kléber dividia o palco do humorístico com o grupo Karnak, premiada banda satírica/musical comandada pelo multimídia André Abujamra.

No campo do entretenimento, o "Superpop" era comandado por Adriane Galisteu e tratava de temas variados, como moda, música e entrevistas de figuras de destaque no mundo cultural, sem descambar para a baixaria da versão atual do programa, cujo casting de atrações se resume a atores pornô, ex participantes do BBB, garotas de programa e etc. O "TV Fama" era apresentado por Mariana Kupfer, e se propunha a cobrir o mundo do espetáculo, mais ou menos como o "Vídeo Show" na década de 90, mostrando entrevistas com atores, making off de comerciais, bastidores de filmes, peças, mundo da publicidade e etc. Durou poucos meses e foi tirado do ar, voltando algum tempo depois já no formato atual, calcado na fofoca, imagens de paparazzis e boatos sobre subcelebridades. Fernanda Lima apresentava o programa de clipes "Interligado", baseado na interatividade com o telespectador; após algum tempo, o programa mudou o foco, se tornando a gincana "Interligado Games", apresentada por Fabiana Sabba até sua extinção, em 2003.

Os filmes existiam em grande quantidade na programação, apresentados por Rubens Ewald Filho, em sessões variadas e interativas, como a "TV Terror", só com filmes do gênero, "TV Arte", com clássicos e filmes alternativos e a "TV Escolha", três sessões nas tardes de domingo ao estilo "Intercine", onde o telespectador escolhia o filme, pelo telefone. Hoje, simplesmente não há nenhum espaço para filmes na programação. Quanto a séries, no começo o canal exibia "Friends", "Jeannie é Um Gênio" e "A Feiticeira"; hoje em dia também não há séries no canal.

Mas nada melhor que ver tudo isso em vídeo! Veja abaixo como era a cara da RedeTV! nos seus primeiros meses de existência:



Encerrando, vamos comparar os slogans. Quando nasceu, a RedeTV! se auto proclamava como "Uma TV diferente!". Slogan abandonado seguindo a popularização da programação, quando surgiria o slogan "A rede de TV que mais cresce no Brasil!". Agora, marcando sua primeira década, a emissora se renova, prometendo um novo canal, sem baixarias, apelações e tudo que ocorre atualmente, lançando seu novo slogan: "Em rede com você!". Dez novos programas (incluindo dramaturgia nacional e reality shows) foram anunciados para 2010, além de transmissão do campeonato inglês de futebol, investimentos em jornalismo (com realização de debate presidencial), alinhados com o lançamento de um novo complexo de estúdios, o CTD, parte fundamental do projeto que visa resgatar a imagem da emissora, se voltando um pouco mais para as bases de sua criação.

De verdade, torço para que isso aconteça. E, como apaixonado pelo veículo, fico imaginando qual seria o cenário atual, caso a emissora não tivesse mudado de rumo. Provavelmente, muito melhor! E você, concorda? Sente saudade da antiga cara do canal? E também siga o ColorScreen no Twitter!

13 comentários

Leandro Kindermann 14 de novembro de 2009 às 15:03  

Ótima matéria. Acompanhei o início do canal e tinha muitas espectativas. É uma pena que a qualidade da programação se perdeu depois de algum tempo.

Unknown 14 de novembro de 2009 às 15:18  

Nosso com a proposta da Rede TV mudou em 10 anos, agora não se iguala nem a Gazeta, com programas de pessimo conteudo e intuito como Paniuco na TV e outros, perdeu tambem a ideia de interatividade, logo logo ta passando novela adolescente Mexicana.

Dri 14 de novembro de 2009 às 22:39  

Nooooossa! Me senti uma idosa agora! Já faz 10 anos??? =o
Eu adorava o Interligado, ñ perdia um, até entrar a chata da Fabiana Sabba e saírem os clipes!
E a Galisteu ñ mudou nada, caramba!!!
Lembro bem q qdo a RedeTV! estreou minhas esperanças televisivas teen foram renovadas, mas c/ o tempo isso foi passando...
Ótima matéria, deu pra lembrar bem da estréia e da repercussão da emissora no começo tbm!

Alexandre 22 de novembro de 2009 às 01:28  

Prezado , preciso agredecer pela brilhante análise desse emissora que tinha tudo para ser realmente diferente, mas infelizmente optou pela saída dos covardes... realmente uma pena.

Já acompanho seu blog a tempos, mas só agora devido a um motivo pessoal (minha namorada trabalha na emissora citada) resolvi escrever. Parabéns pelas opiniões e análises, não só nesse post mas pelo blog em geral.

Paulo Almeida Prado 22 de novembro de 2009 às 01:32  

leandro, obrigado!

bruno, pois é, mas por outro lado nao acho que seja inferior à Gazeta hahaha

Paulo Almeida Prado 22 de novembro de 2009 às 01:35  

adriana, valeu pelo comentário!

eu tbm me senti idoso qdo percebi que a redetv fazia 10 anos hahaha

e gostava bem mais do interligado antigamente! :D

valeu pela visita, bjs!

Paulo Almeida Prado 22 de novembro de 2009 às 01:35  

alexandre,
obrigado pelos elogios, volte sempre!

abraços!

Iury BAS 22 de novembro de 2009 às 13:44  

Nossa, como a RedeTV! era uma TV de qualidade, teria crescido muito se tivesse continuado assim. Pena que não foi o caso, e acabou descendo ao nível baixo que é hoje, com programas que não fazem a mínima falta, como 'A Tarde é sua'', ''Super PoP'', ''TV Fama'' e Pânico. A unica coisa que eu gosto na RedeTV! é o Leitura Dinâmica. Espero que ela volte mesmo a ter qualidade neste novo ano

Até mais Paulo

ju 23 de novembro de 2009 às 19:22  

a unica coisa que ainda presta é o leitura dinamica , concerteza , lembro do interligado com a Fernanda Lima muito bom. mas na real , não me admira ter "baixado o nivel" , fato é que a maioria das pessoas não curtia aquela ótima programação ,pra época principalmente , em que programas de baixo nivel e a falta de informaçao dominava a nós pobres brasileiros , mas hoje ja é bem diferente, tem revistas e jornais alternativos , a internet. a coisa ta mudando ,talvez hoje se a redetv voltasse a produzir programas para pessoas inteligentes , concerteza teria mais audiencia , isso sim é fato.

Unknown 17 de dezembro de 2009 às 01:50  

É até um insulto ao canal 6 carioca, que já abrigou emissoras do naipe da Rede Tupi e da Manchete, abrigar a Errei de TV! apesar de que em seus primórdios ela até possuía uma programação decente. Me lembro que exibia filmes espetaculares como "A noite dos Generais", séries clássicas com suas temporadas completas e dublagens clássicas como "Jeannie é um gênio" e "A Feiticeira", fora os jornalísticos que eram bem interessantes. Mas de uns anos pra cá, virou um lixo. Populacho puro!

Gustavo 18 de janeiro de 2010 às 18:57  

nooooossa! me senti idoso, e extremamente nostálgico!
realmente, no início eu assistia a redetv! com tranquilidade. Hoje em dia, falar que você a assiste é pedir pra ser zuado ;x
bela matéria! seguindo o blog ;)

mauricio.jx 13 de novembro de 2010 às 23:48  

como pra mim, os posts são atemporais e não é pq vc postou isso há alguns dias q n mreça ser comentado ainda. deve e sempre. sempre add infos, como por ex, o totalmente exceente Paulo Bonfá , ao lado da monique evans, apresentavam o Tv Fama. algo mas nossaa totalmente impensavel pros dias de hj e pro resto do futuro q ainda temos!

e a propria monique tinha um prog de sexo mto bacanesimo! e havia tb o tv terror, q só pecou por exibir poucos filmes. eles repetiam mto. enfim, deve ter durado o q, 1 ano o bom gosto da redetv, com suas vinhetas inovadoras.

é. depois o Panico trouxe um breve suspiro de volta e hj só restou o Leitura Dinamica pra contar historia
;\

mto tri esse teu post guri. adorei^^

Paulo Almeida Prado 14 de novembro de 2010 às 01:30  

Muito obrigado a todos pelos elogios, comentários e visitas!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP