sexta-feira, 8 de julho de 2011

Top ColorScreen: Sessão da Tarde - anos 90!

Muito se fala na internet sobre os filmes da Sessão da Tarde. Símbolo de uma geração, o termo serve para definir não só os longas exibidos na matinê da Rede Globo, mas sim todos os filmes, geralmente de aventura e/ou comédia, que marcaram os anos 80 e 90. Tanto não nos restringimos que, quando citamos a Sessão da Tarde, muitas vezes queremos também nos referir a algum longa metragem exibido no Cinema em Casa, do SBT, por exemplo. Pensando nisso, em homenagear esse tipo de produção, montei esse post. A seguir, o TOP COLORSCREEN: os clássicos da Sessão da Tarde nos anos 90!

Escrever sobre esse tipo de filme não é novidade. Por isso, resolvi me restringir aos que foram produzidos a partir de 1990, tendo marcado época nesta década. Então, deixaremos de lado clássicos absolutos como "Karatê Kid", "Curtindo a Vida Adoidado", a série "Loucademia de Polícia", "Os Goonies" e outros. Escolhi alguns longa-metragens que eram exibidos à exaustão, tanto na Globo quanto no SBT, nesse período. Não por coincidência, todos tem a mesma temática: crianças que são, digamos, muito espertas! Alguns destes filmes já estão até meio que esquecidos, nunca mais foram exibidos, porém continuam na nossa memória. Vamos lá?

- Os Batutinhas: Trazendo de volta um clássico realizado nos anos 20 e 30, "The Little Rascals" (1994) resgata as aventuras de Alfalfa e seus amigos, uma turma de crianças pobres, mas que se diverte muito em seu clubinho. Também conhecido como "Our Gang", o conceito se originou em uma série de curtas para os cinemas, realizados a partir de 1922. Ao longo do tempo, o produto migrou para a televisão, sobrevivendo (com intervalos) até o ano de 1944. Muitas décadas depois, os personagens voltariam aos cinemas, com uma trama se passando atualmente, mas sem perder as características retrô (como as roupas das crianças, por exemplo). Reveja algumas cenas abaixo:



- A Malandrinha: O que acontece quando o golpista Bill Murray se torna pai sem querer, ao resolver criar uma orfã encontrada por ele na rua? É isso que vemos em "Curly Sue" (1991), obra produzida, escrita e dirigida por John Hughes (seu último trabalho na direção). Anos mais tarde, quando a menina título já está com 10 anos, ela já se tornou parceira do pai, ajudando a organizar suas trapaças. Um clássico das tardes da década de 90, que você pode relembrar a seguir:



- Cheque em Branco: O mais desconhecido da lista (apesar de produzido pela Walt Disney Pictures), "Blank Check" (1994) conta a história de Preston, um típico (e bem chatinho!) menino norte-americano, que vê sua vida mudar repentinamente. Isto acontece quando ele tem sua bicicleta estragada por um bandido em fuga, que sem pensar, o entrega um cheque em branco. E o que o garoto resolve fazer? Escrever a soma de "1 milhão" na folha e descontar tal valor, claro! Então, ele aluga uma mansão, uma limousine com motorista e inventa para toda a cidade que está trabalhando para o milionário "Senhor Machintosh". Assim, Preston passa seus dias torrando o dinheiro, ao comprar brinquedos de alta tecnologia, super computadores (com Windows 3.1, possivelmente) e escorregando no toboágua interno de sua casa, até que a farsa começa a desmoronar. Veja:



- O Pestinha: Como já falei bastante sobre as aventuras do orfão Junior Healey anteriormente (veja aqui!), vou citar rapidamente a produção. Começando com "Problem Child" (1990), a série em três filmes conta a história do menino, que após sua adoção pelo simpático Ben Hiley, se revela um terror de criança, fazendo o possível e o impossível para atormentar a vida alheia. Provavelmente inspirado em outro personagem que consta nesta lista (Dennis, O Pimentinha), o cruel garoto marcou época! Além das duas sequências (a 3ª parte não faz jus à série, mudando atores e etc), a franquia ainda ganhou um desenho animado, que fez relativo sucesso no Brasil. Fique a seguir com o trailer! Para mais detalhes sobre o filme e também sobre a animação, clique aqui!



- Dennis, O Pimentinha: Adaptando o clássico personagem dos quadrinhos, "Dennis The Menace" (1993) é uma interessante reprodução das tirinhas, que também já tinham sido transpostas para animação (em uma produção exibida pelo SBT, também nos anos 90). Nesta obra também escrita e produzida pelo gênio John Hughes, Walter Matthau rouba a cena como o pobre Senhor Wilson, que é atormentado constantemente pelo menino. Em cenas clássicas, vemos o vizinho de Dennis ter sua vida totalmente bagunçada, com direito à inesquecível dentadura de chicletes! Assim como aconteceu com "O Pestinha", esta produção também gerou sequências anos mais tarde, realizadas por outras equipes e atores. Se atendo ao filme que vale a pena, reveja o trailer agora!



É óbvio que faltou muita coisa. Além de já ter escrito sobre outros filmes ao longo da existência do blog (por exemplo, "A Chave Mágica", que você relembra aqui!), tive que me limitar a apenas cinco produções. Mas claro, esse assunto é muito vasto, e pode ser abordado novamente no futuro! Alguma sugestão?

Os cinco filmes que citei são obras que eu realmente gosto. Talvez "O Pestinha" seja meu favorito, mas confesso que não sei! E você? De qual gostava mais? E o que ficou faltando no Top? Não deixe de comentar!


5 comentários

Zézão 13 de julho de 2011 às 12:33  

Ô, Paulinho, esqueceu do filme do Super Mario! O próximo post do Fliperama do Zé Doido!

Paulo Almeida Prado 16 de julho de 2011 às 21:18  

Opa, não é que esqueci, mas sim que me restringi, como falo no texto:

"Não por coincidência, todos tem a mesma temática: crianças que são, digamos, muito espertas!"

Obrigado pelo comentário, abraços!

Jonatas 18 de agosto de 2011 às 23:36  

Nossa, cara, eu adorava "Cheque em Branco". Quase todos estes filmes marcaram minha infância.

Ei, é impressão minha, ou "Curly Sue" é a versão light de "O Profissional"? uhauahuahuahauhauhauhau

Paulo Almeida Prado 18 de agosto de 2011 às 23:39  

Pois é, Jonatas, todos estes tbm marcaram a minha infância!

E nossa, tem MESMO semelhanças! HAHAHA

Obrigado pela visita!

Unknown 2 de maio de 2016 às 13:46  

Saudades dos tempos de criança, muito bom o conteudo desse site, um canal de jogos antigos que quem curte relembrar a infancia vai gostar muito tbm https://www.youtube.com/channel/UC-b8trBZ_s6K4uTrHvYxbSw

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP