domingo, 12 de junho de 2011

Cinema: a história mais repetida da sétima arte!

Quando se pensa em um longa metragem, logo se pensa em roteiro. Filmes com tramas inovadoras costumam ser bastante valorizados, como se somente isso garantisse a qualidade da produção. Mas e se uma narrativa se repetisse, de maneiras diferenciadas, em diversas obras? É isso que analisaremos a seguir, conhecendo uma das histórias mais repetidas do cinema!

Ah, antes de qualquer coisa, gostaria de avisar a todos que o blog não foi abandonado. Porém, ando com muitos compromissos em outros setores, o que torna meio complicado manter uma grande frequência de posts por aqui. Porém, quando puder, eu sempre estarei de volta! E obrigado pela compreensão!

Pois bem, pensando na questão do início do artigo, o site Pleated Jeans produziu uma imagem satirizando temas que se repetem em diversos filmes, como "Cinderela", "O Rei Leão", "Mogli - O Menino Lobo" e nas obras das séries "Batman", "Harry Potter", "Star Wars" e "O Senhor dos Anéis". Em todos estes filmes, a narrativa mostra a trajetória de um orfão, enfrentando dificuldades e se superando, bem ao estilo da jornada do herói decodificada pelo escritor Joseph Campbell.

Mas nada melhor do que entender essas similaridades na imagem, não é? Como achei bem legal a idéia, traduzi a montagem e estou trazendo aqui para você! Clique para ampliar:


Apesar de ser algo comum em cinema e literatura, por exemplo, uma repetição como esta não deixa de ser algo curioso. E a questão de orfãos se estende a muitos outros casos (para citar apenas um, Superman). Porém, apesar de temáticas até parecidas, acho que isso não atrapalha em nada o desenvolvimento de tais obras. Clichês podem ser usados, desde que da maneira correta.

E você, o que acha sobre esta questão? Já tinha notado tais semelhanças? Comente!

2 comentários

Jonatas 18 de agosto de 2011 23:56  

Eu assisto muitos animês, e até hoje, TODOS que eu assisti tem o personagem principal órfão, pelo menos de uma das partes. (Ou ainda, em alguns nem explicação é dada sobre a origem dele)

Paulo Almeida Prado 18 de agosto de 2011 23:58  

Jonatas, nossa, sério isso?

Sabia de alguns, mas não que acontece sempre isso. Bem notado!

Valeu pelo comentário!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP