sexta-feira, 12 de março de 2010

Homenagem: em memória de Glauco, o cartunista

É, mais um post triste, para homenagear a memória de um artista, devido ao falecimento de um nome importante para o mundo da cultura pop, tão falado nesse blog. Glauco, o cartunista, que faleceu no dia de hoje. O mais triste são as condições do caso: o artista foi assassinado, ao lado de seu filho, em uma ocorrência com um jovem, conhecido da família.

Mas não vou falar disso, apesar de coisas do tipo me deixarem realmente revoltado. Quero prestar uma pequena homenagem ao desenhista, pois seus personagens foram um dos incentivos à minha condição de leitor. Eu sempre fui muito incentivado, pela família, a ler. Comecei a ler com três anos, e com uns cinco ou seis anos, além de ler muita coisa da Turma da Mônica e da Disney, por exemplo, também já lia coisas mais adultas, como jornais diários. E, uma das coisas que eu mais gostava de ler eram as tirinhas da "Folha de São Paulo".

Além de ler as piadas publicadas na "Folhinha", eu também lia as charges da segunda página e as tiras adultas da "Ilustrada", onde artistas como Glauco, Laerte, Angeli, Fernando Gonzalez expunham seus trabalhos, com sátiras ao cotidiano brasileiro. Em alguns momentos talvez eu não entendesse algumas críticas, mas com o tempo, isso me ajudou a ter algumas das coisas de que mais me orgulho: minha cultura, meu senso crítico e meu repertório.

Por isso, espero que Glauco (e também seu filho Raoni) possam ter uma nova etapa, de evolução e luz. Pode ter certeza de que suas criações, como Geraldão, Geraldinho, Cachorrão, Dona Marta, Doy George e muitos outros, além dos Los 3 Amigos (que eram quatro, na verdade), viverão para sempre na memória de muitas gerações, que acompanham os quadrinhos brasileiros, as tiras de jornais, ou exposições de cartuns de nosso país, onde ele era sempre um dos mais destacados e prestigiados. Ah, e o cartunista também trabalho roteirizando um dos clássicos da minha infância, a "TV ColOsso"! Obrigado, Glauco!

Para encerrar, nada melhor que relembrar o trabalho do artista, representado aqui por uma animação de Geraldinho:



A homenagem que ilustra o post é de autoria do cartunista Maurício Rett. Para ver mais homenagens, de diferentes artistas, visite o blog Universo HQ. Para conhecer mais da arte de Glauco, visite o site do artista.

2 comentários

Edmilson 13 de março de 2010 às 22:37  

Talvez agora Henfil tenha alguém à sua altura para longas conversas.
Abraços.

Paulo Almeida Prado 14 de março de 2010 às 20:06  

É verdade, Edmilson!
obrigado pelo comentário, abs

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP