terça-feira, 22 de junho de 2010

Especial Copa 2010: Maradona na Turma da Mônica!

Nos anos 80, um dos maiores sucessos dos Estúdios Mauricio de Sousa respondia pelo nome de Pelezinho. Criação do artista em parceria com o Rei do Futebol, o personagem era um enorme sucesso comercial, de público e de crítica. Pensando nisso, Mauricio resolveu homenagear outro famoso jogador de futebol, desenvolvendo um novo personagem. E é dele que vamos falar, continuando nosso Especial de Copa do Mundo!

No começo dos anos 80, Diego Maradona começava a ser considerado o melhor jogador da época (e um dos maiores da história, talvez o segundo) e estava prestes a ir jogar na Europa. Então, em um encontro realizado na concentração da seleção argentina, Mauricio de Sousa teve um encontro com o jogador, no qual este manifestou a vontade de virar personagem de quadrinhos, assim como Pelé. Então, Mauricio e a equipe de sua empresa começaram a desenvolver um novo projeto, com um personagem baseado no argentino. Era Dieguito Maradona.

O personagem nascia nos moldes de Pelezinho, sendo um retrato da infância do jogador, mostrado sempre em campos de futebol, ao lado de criações baseadas em amigos e familiares do atleta no período infantil. O planejamento para o lançamento de Dieguito começou a ser traçado e diversas artes foram criadas, como as que você vê abaixo, mostrando os personagens coadjuvantes de Dieguito:

Porém, o projeto não deu certo. Em parte devido às inúmeras transferências da carreira de Maradona, que comprometeram o planejamento, mas também muito em parte pelo comportamento polêmico e nada exemplar do jogador, que ao contrário de Pelé, sempre se envolveu em confusões dentro e fora de campo, teve inúmeros escândalos com drogas, bebida, violência e etc. Abaixo, confira algumas tirinhas raras, que foram exibidas recentemente em exposições, após anos sem conhecimento do grande público:

Ficaram para a história algumas imagens, como as que ilustram este post, e mostram o que poderia ter acontecido, com Maradona sendo transformado em personagem do Universo da Turma da Mônica. Ao lado, você vê um hipotético encontro de Dieguito e Pelezinho, que jamais aconteceu nos quadrinhos regulares de Mauricio de Sousa.

Pessoalmente, acho uma pena o projeto não dar certo, mas entendo perfeitamente os motivos; Maradona sempre teve atitudes muito discutíveis, ao contrário de Pelé, que se encaixa melhor no contexto de personagem infantil. E você? Qual sua opinião?

Comente! E siga o ColorScreen no Twitter!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP