sexta-feira, 11 de junho de 2010

Especial Copa do Mundo: Araquém, o Showman!

Nunca tive a chance de comentar aqui, mas além de gostar de TV, cinema e tudo isso que você já sabe, também gosto muito de futebol. Sou são paulino, acompanho sempre meu time e, em época de Copa do Mundo, minha paixão pelo esporte aumenta bastante, fico muito animado! Pensando nisso, procurei encontrar uma maneira de aliar o conteúdo do ColorScreen a este tema tão amado pelos brasileiros, o futebol. Então, para comemorar o começo da Copa da África do Sul, vamos relembrar um personagem que fez muito sucesso nos anos 80: Araquém, o Showman!

Em 1983, o publicitário e documentarista José Antônio de Barros Freire, conhecido como Barrinhos, foi chamado por um amigo que trabalhava na Rede Globo para gravar uma vinheta, onde encarnaria um personagem tipicamente brasileiro: franzino, magro, nada galã, mas divertido e animado. A vinheta deu tão certo que o personagem foi aparecendo em outras ao longo dos anos e acabou sendo escolhido para protagonizar as peças promocionais da Copa do México, no ano de 1986.

Barrinhos encarnava o personagem (no começo, conhecido como "Gol Man" e depois rebatizado como "Showman") em peças humorísticas convocando os torcedores a assistir os jogos da seleção através da emissora e depois sacaneando personagens que representavam os países derrotados nos jogos: Araquém apareceu de toureiro após a vitória contra a Espanha, fugindo de uma tribo após ganhar da Argélia, driblando irlandeses contra a Irlanda do Norte e brincando com o papa João Paulo II, após o Brasil derrotar a seleção de seu país, a Polônia. Havia um vídeo pronto para as quartas de final contra a França, quando o Brasil foi derrotado e eliminado da Copa. Na peça, exibida um tempo depois no "Fantástico", o personagem interagia com Napoleão Bonaparte. No ano de 1986, o personagem também apareceu em quadrinhos, em uma promoção da rede de varejo Arapuã, como você vê na imagem ao lado.

Abaixo, acompanhe uma de suas aparições durante a Copa do México:



A seguir, mais uma vinheta com o personagem:



Depois de sua passagem pela Globo (quando certa parte do público passou a repudiar o personagem, pelo fracasso da nossa seleção na Copa 86), Araquém migrou para a Rede Manchete, onde participou de vinhetas para as Olimpíadas do ano de 1988. Em 1994, durante a Copa dos EUA, o personagem apareceu em publicidades ligadas ao mundial. Há algum tempo, a Rede Record entrevistou o publicitário, que atualmente , aos 58 anos, trabalha com produção de vídeos. Para assistir, clique na imagem ao lado. Além disso, o personagem voltou a aparecer em publicidade nos últimos meses, em uma campanha da Petrobrás, onde Araquém procura o seu sucessor. Para assistir, clique aqui.

Eu, como nasci no ano de 1986, não lembro da época, mas conheci o personagem há um bom tempo, pesquisando por material antigo de televisão. Mas e você? Se lembra de Araquém, o Showman?

Participe, comentando e seguindo também o ColorScreen no Twitter!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP