sábado, 6 de fevereiro de 2010

Aprenda a desenhar no estilo da Marvel Comics!

Como já comentei algumas vezes aqui antes, um dos meus hobbys é desenhar. Estou sempre procurando livros de desenho, tutoriais e etc, para conseguir desenvolver melhor tal prática. Um dos estilos que sempre quis aprender (e tenho certeza que muitos de vocês também tem esse desejo) é o usado pela Marvel Comics em suas publicações.

Uma das mais tradicionais publicações de desenho das últimas décadas, "How To Draw Comics in the Marvel Way" foi publicado em 1977 e , desde então, se tornou um dos livros de cabeceira de milhares de desenhistas do mercado de quadrinhos, sendo muito recomendado para quem quer desenvolver o estilo adotado pela editora norte-americana e se tornando um dos maiores best sellers de tal setor, em todos os tempos.

Parceria entre o maior criador de personagens de hq de todos os tempos, Stan Lee, e um dos maiores desenhistas, John Buscema (desenhista de personagens como Homem Aranha, Thor e Surfista Prateado), o livro é indicado tanto para quem tem pouca noção de desenho e quer aprender algumas técnicas básicas como para quem já tem um nível mais desenvolvido e quer refinar seu estilo.

Após o sucesso da publicação, a editora lançou um complemento à obra. Um vídeo, com o mesmo nome, onde, como no livro, os dois autores mostram como se desenha no estilo. A estrutura do livro e do documentário seguem o mesmo esquema: capítulos divididos em assuntos como tipo de material a ser usado, formas, perspectiva, rostos, ação, composição, contorno, arte final, entre outros, com Stan narrando e Buscema mostrando em sua prancheta como se faz.

Como nenhuma das obras foi lançada oficialmente no Brasil, estou disponibilizando abaixo links para download, tanto do livro quanto do vídeo (infelizmente, ambos não tem tradução para português, mas são de fácil entendimento). Se você gosta de desenhar, e sonha em ser um artista (ou, como eu, só quer saber rabiscar o Homem Aranha ou o Wolverine em seu caderno), vale a pena conhecer!

Lembre-se que a obra foi realizada há alguns anos, então é natural que o estilo adotado nela seja de tal época ou seja, você não vai aprender o estilo moderno de desenhar os personagens da Marvel, o que não é nenhum problema, concorda? Eu até prefiro o estilo clássico dos heróis de quadrinhos, e mesmo que você não prefira, é importante conhecer as bases dessa arte!

Para download do livro, clique aqui (arquivo com 34 mega, em formato .pdf). Para baixar o vídeo (observação: o Rapidshare está restringindo os acessos vindos do Brasil durante o dia, portanto é mais fácil baixar no período da noite e madrugada), acesse os seguintes links (700 mb no total): parte 1 - parte 2 - parte 3 - parte 4

Baixe, leia o livro, assista o vídeo e pratique! Depois, comente aqui se conseguiu fazer e se notou melhorias em seus desenhos! Não se esqueça também de conhecer o ColorScreen no Twitter!

11 comentários

Rey 6 de fevereiro de 2010 às 16:34  

PAULO, QUE POST PERFEITO! *-*

uehauehauheauhea, muito bom o post, já estou baixando o livro. Desenhar eu já desenho, mas não nesse estilo. Valeu pelo post, achei simplesmente perfeito. E a imagem que abre o post, então...melhor ainda! ueahuehaueha (x

Abração.

Paulo Almeida Prado 6 de fevereiro de 2010 às 16:43  

Obrigado! Depois mostre os desenhos :D

Panda 6 de fevereiro de 2010 às 17:45  

eu também prefiro os clássicos, mas acho que não levo jeito pra desenhar no estilo da Marvel. Na verdade eu os faria com olhos grandes de mangá. Legal o post!

Anônimo 7 de fevereiro de 2010 às 16:28  

Meu prof de desenho usava uma xerox desse livro pra algumas aulas, muito bom mesmo!!
Vlw pelos links, não sabia do video \o
(como sempre, ótimo post.. tá até ficando chato falar isso XP)

Carol Liôa 15 de fevereiro de 2010 às 15:07  

ñ cnsegui baixar os videos!

Paulo Almeida Prado 15 de fevereiro de 2010 às 15:45  

Panda e Daniel, obrigado! :D

Paulo Almeida Prado 15 de fevereiro de 2010 às 15:45  

Carol, obrigado pela visita.

Então, durante o dia, o rapidshare infelizmente está restringindo acessos vindos do Brasil, então tente baixar durante a noite, que dá certo! Obrigado!

Mistery 27 de julho de 2010 às 17:02  

muito manero o post...estou fazendo o download.... meus parabens ... XD

Mistery 27 de julho de 2010 às 17:03  

Meus parabens pela postagem! Sou um grande fã de desenhos.... e quero sempre aperfeiçoar os meu desenhos da Marvel .... se você puder me dar algumas dicas seria bom... e-mail: gabrielsilveiramoraes@hotmail.com

Paulo Almeida Prado 27 de julho de 2010 às 20:50  

Mistery, muito obrigado pela visita e pelos elogios!

Então, eu gosto de desenhar, faço isso de vez em quando, mas não sou expert, profissional nem nada, então não saberia te dar dicas. Porém, o conteúdo que disponibilizei nesse post já pode te ajudar nisso!

Baixe e pratique bastante!

Abraços!

Nerdic 23 de janeiro de 2016 às 15:31  

Legal para mim que sempre gostei dos quadrinhos classicos e sempre fui fã do john buscema e acho que seria um grande sucesso nas històrias atuais da marvel

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP