Tiririca e as "celebridades" da mambembe campanha olímpica Rio 2004!
TweetarA principal notícia dos últimos dias foi a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016. Nem vou comentar muito o que acho disso, até porque fico dividido, entre a torcida pelo desenvolvimento do país e a desconfiança nisso, por todos os motivos já conhecidos. Mas, como o espírito do ColorScreen é totalmente nostálgico, vamos relembrar algo relacionado a isso: a mambebe campanha Rio 2004!
Em 1996, numa insanidade completa, quando o Rio tinha ainda menos estrutura do que hoje em dia, a cidade se lançou candidata a sediar as Olimpíadas do ano de 2004. A escolha ficou entre a sul-africana Cidade do Cabo (que, por coincidência ou não, será uma das sedes da Copa 2010) e a grega Atenas, que saiu vencedora da disputa, vindo a organizar os Jogos oito anos depois.
Pois bem, porque será que agora o Rio conseguiu a vitória, tendo sofrido uma verdadeira lavada em 1997, na escolha da vencedora da disputa por 2004? É claro que diversos fatores políticos e sociais contam, mas esses méritos nem serão analisados aqui. Vamos fazer algo diferente, comparar os vídeos das campanhas!
Primeiro, o genial vídeo de apresentação da campanha Rio 2016, dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles, onde, com uma fotografia impecável, a cidade é apresentada, abrindo todas suas belezas naturais para os esportes, e finalizando com o slogan "Rio 2016 - Live your passion" ("Rio 2016 - Viva sua paixão). Se você ainda não conhece o clipe, veja:
Agora, o vídeo da malfadada campanha anterior, onde o slogan (que pode ser conferido nessa outra vinheta) já primava por ser absolutamente ridículo: "Olimpíada no Brasil, 2004? Rio candidato!". Reparem a gama de "celebridades" que fazem um jogral da música "Aquele Abraço", para tentar convencer o Comitê Olímpico Internacional a trazer o evento para a cidade: Netinho, Tiririca, Elymar Santos, Rosana, Chico César, entre muitos outros, fazem a festa, queimando o filme do Brasil, num vídeo absolutamente inadequado para capitanear uma campanha visando a conquista de sediar uma Olimpíada. Veja:
Só assistindo os dois vídeos, já da pra ter uma noção da diferença entre as duas tentativas de sediar os Jogos Olimpícos, não acha? Excelente a mudança de estilo, imagina se tivéssemos tentado novamente algo daquele estilo, com Joelma, Chimbinha, Sthefany, Calcinha Preta, Maísa, NX Zero e outras pérolas atuais cantando as Olimpíadas Rio 2016?
E você, o que achou do vídeo da campanha Rio 2004? Comente! E não esqueça de também de seguir o COLORSCREEN NO TWITTER!
Só assistindo os dois vídeos, já da pra ter uma noção da diferença entre as duas tentativas de sediar os Jogos Olimpícos, não acha? Excelente a mudança de estilo, imagina se tivéssemos tentado novamente algo daquele estilo, com Joelma, Chimbinha, Sthefany, Calcinha Preta, Maísa, NX Zero e outras pérolas atuais cantando as Olimpíadas Rio 2016?
E você, o que achou do vídeo da campanha Rio 2004? Comente! E não esqueça de também de seguir o COLORSCREEN NO TWITTER!
12 comentários
Nossa, olhando esse vídeo hoje bateu uma vergonha...tinha cada artista, e o vídeo é muito bairrirista.. #fail
Mambembe?? O que vi foi as maiores vozes da cultura brasileira (com óbvias excessões) cantando uma das mais belas canções já feitas para homenagear uma das maiores belezas naturais desse país: o Rio de Janeiro. Belíssimo vídeo (só não precisava do Tiririca e do Netinho).
Tiririca????????
ssp, então...e mal produzido!
anônimo, eu achei de vdd, mto mambembe o vídeo. é claro que não tem como negar a importância de pessoas como o gilberto gil ou o caetano veloso, obvio! mas o video é mal produzido, com varias pessoas duvidosas (alem de tiririca e netinho), e principalmente, inadequado pra representar uma candidatura olimpica! o de 2016 é mto mais profissional! mas claro, valeu pela opiniao :D
lili, pois é...hahaha
Realmente o vídeo para a capanha 2016 é sem dúvida uma das mais belas criações... Mas não acho que o de 2004 seja tãaaao ruim assim se levarmos em consideração diversos fatores que deviam estar envolvidos como grana, estilo da época e tudo mais. A questão é que essas pessoas são consideradas famosas (algumas) por nós, que conhecemos, sabemos quem é, por isso faz sentido estarem no vídeo, mas para um comitê internacional não é isso que importa, não faz diferença quem tava ou não, e sim mostrar o que a cidade tem a oferecer!
Amei o de 2016
entao, marcella, é essa a "critica" do post...o video de 2004, alem de eu achar meio duvidoso a qualidade, usa famosos que nao tem a menor relevancia no cenario internacional, com poucas exceções! =D
O vídeo para 2016 e muito bom mesmo, mostram a beleza natural do Ri misturado ao esporte e ao bom humor do povo, show de vídeo, agora o outro vídeo de 2004 ....já era ne..
Não faz o menor sentido um video de candidatura para olimíada ficar mostrando artistas musicais do país. Veja a grande discrepancia dos videos. Não acho que seja só falta de recursos não, é mal gosto do diretor mesmo.
FAla sério, vcs só viram Tirica? E a Angélica? Pra mim ela é q foi a pérola desse vídeo, além disso, pq eles não mostraram o Rio? Só faltou mostrar a cidade no clip, Ivo MEireles e as mulatas como sempre, afinal, se não tiver sacanagem não é Rio, queimou muito mais o filme do q promoveu, só faltou o Fernandinho Beira-Mar cantando...
Para uma produção de 1996, ficou muito legal. Com imparcialidade, você comentaria que os melhores da música brasileira estão no vídeo e não destacaria apenas engraçados. Dã.
carlos, sim..
anonimo, exatamente isso que eu acho, nao tem nd a ver pra ser um video de campanha olimpica!
airan, vdd, nem citei a angélica!
julio camara, perai, meu post é criticando mesmo, eu achei a produção mto tosca ué, nao é questão de parcialidade!
Como clipe musical o vídeo da campanha Rio 2004 é até razoável (seria BOM se não fossem alguns "artistas"). Mas chega a ser ridículo usar ele para a camapanha dos jogos olímpicos!Fiquei até com vergonha agora...
Postar um comentário