sábado, 1 de agosto de 2009

Michael Jackson: Rei do Pop e da Pepsi!

Continuando o post passado sobre Michael Jackson e sua face publicitária, agora vamos falar de um dos maiores cases da história da propaganda: a parceria do Rei do Pop com a Pepsi!

Em 1984, a multinacional resolve fortalecer sua imagem mundial perante o público jovem Indo de encontro ao ideal familiar da Coca-Cola, a Pepsi rebate com sua "nova geração". Com o slogan "Pepsi, a escolha de uma nova geração", a empresa investe pesado em propaganda, passando uma nova imagem, de rebeldia, jovialidade e até, podemos dizer, uma certa transgressão, usando astros como Madonna e Tina Turner.

Mas, inegavelmente, a estrela de toda essa época, é Michael, e foi ele quem capitaneou a campanha da marca. Num contrato envolvendo valores que bateram recordes na época, MJ teve sua turnê patrocinada pela empresa e também protagonizou diversos comerciais. Como tudo na carreira de Michael, os filmes foram inesquecíveis, como veremos a seguir.

Em 1984, nascia um dos mais marcante comerciais de toda história da Pepsi Cola. O hit "Billie Jean" sonoriza a propaganda, em que Michael dança ao lado de crianças vestidas como ele. O anúncio foi dirigido por Bob Giraldi, mesmo diretor do clipe de "Beat It" e "Say Say Say". Uma curiosidade: o menino que protagoniza o comercial ao lado de Jackson se tornou uma lenda das sitcoms! Ele é o intérprete de Carlton, personagem da série "Um Maluco No Pedaço" ("The Fresh Prince of Bel-Air"), protagonizada por Will Smith! Confira o inesquecível comercial:



No ano, a parceria deu fruto a outro comercial que marcou época. Neste, Michael e seus irmãos, que continuavam com sua banda, então renomeados como "The Jacksons", cantam no mesmo palco revivendo a era dos Jackson Five. Na gravação deste comercial, Michael sofreu o famoso acidente, no qual sofreu sérias queimaduras em seu couro cabeludo. Para mais detalhes, clique aqui para assistir um especial da MTV, feito para o lançamento da campanha, mostrando ,entre outras coisas, making of e entrevistas. E confira o comercial a seguir:



Em 1988, para divulgar "Bad World Tour", sua primeira turnê mundial solo, Michael protagonizou uma série de comerciais que, ao serem assistidos em sequência, formavam um curta, com começo, meio e fim. Nele, o cantor era perseguido e fugia por uma cidade, passando por diversos lugares, até culminar em uma grande apresentação para uma multidão de fãs. Confira os comerciais na íntegra, com todas as partes reunidas:



Ainda para divulgar "Bad World Tour" foi lançada uma versão exclusiva para o mercado do Japão, no qual um garoto invade o camarim do cantor durante o show mostrado no vídeo anterior, e é surpreendido pelo seu ídolo:



Em 1992, uma nova turnê do cantor foi divulgada em parceria com a marca. "Dangerous World Tour" ganhou comerciais que anunciavam os shows, ao ritmo do maior hit do disco, "Black Or White". A seguir, a versão divulgando o show na cidade romena de Bucareste, que anos depois foi lançado em DVD ("Live in Bucharest: The Dangerous Tour", lançado em 2005):



Encerrando o post, um dos últimos comerciais de Michael para a Pepsi, em 1992. Vídeo que ao mesmo tempo se tornou um dos mais emocionantes de toda a parceria. Através de computação gráfica, o astro toca piano ao lado de si mesmo, em sua versão infantil. O vídeo teve três diferentes versões, com poucas diferenças entre si (como algumas fotos inseridas ao longo do comercial em uma das versões; confira todas aqui), e a seguir assista a versão mais famosa:



Com esse post, encerramos o especial em homenagem a Michael Jackson. Claro que, muito provavelmente, voltarei a falar do Rei do Pop, até porque ele e sua obra são aspectos fundamentais, quando se trata de nostalgia e cultura pop! Por enquanto, fiquemos com esses posts, para ver os outros do especial, clique aqui!

Não se esqueça de comentar! E também siga o ColorScreen no Twitter!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP