Chico Anysio: homenagem ao mestre do humor!
TweetarPois é. De tempos em tempos, perdemos alguma figura fundamental para o universo que abordamos aqui no blog. Desta vez, como você já sabe, o maior comediante da história de nosso país se foi, vítima de complicações ocorridas devido ao fumo. Então, como não poderia deixar de ser, segue aqui uma pequena homenagem ao grande Chico Anysio!
Este post está sendo publicado quase uma semana após o fato. E isto tem uma razão de ser. Passei um bom tempo pensando no que postar aqui sobre o assunto, tentando não ser muito repetitivo ou falar algo que todos os outros veículos já tenham falado. Procurei bastante por algum vídeo raro ou desconhecido do humorista, tentando trazer uma visão diferenciada do assunto, seguindo a proposta deste espaço.
Chateado com o acontecido, também tive dificuldade em encontrar material que fugisse do óbvio. Até que tomei conhecimento da participação de Chico no programa "Roda Viva", exibido pela TV Cultura em 1993. Na entrevista, ele fala por uma hora e meia sobre inúmeros temas. Questionado pelos debatedores convidados, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho dá sua opinião a respeito de televisão, humor, política, futuro, artes, futebol e muito mais.
Como o conteúdo é bastante extenso, listei abaixo alguns dos tópicos abordados:
liderança de audiência da Rede Globo, planos de entrar para a política, Roberto Marinho e o documentário "Muito Além do Cidadão Kane", censura pela ditadura militar e pela própria emissora, a posição da "Escolinha do Professor Raimundo" como o humorístico mais visto no mundo, o equilíbrio entre as centenas de personagens, a admiração por Silvio Santos e o SBT, programas que viriam no futuro da Globo (e não vieram...), brigas (com a equipe do "TV Pirata", com Jô Soares), vida pessoal e muito mais.
Na longa participação, Chico se mostra muito à vontade, sem preocupações com censuras ou restrições similares, estando disposto a falar com toda a liberdade possível. Disto isto, podemos afirmar que tal registro simboliza bem o legado deste gênio. Então, escolhi o vídeo para ser veiculado aqui, sendo a melhor maneira de homenagear o grande artista (criador de 209 personagens, alguns deles retratados ao longo deste artigo).
Veja o programa a seguir, na íntegra e sem pausas comerciais:
Eu tenho certeza que Chico Anysio mereceria todos os tipos de homenagens. Um profissional de tal gabarito aparece muito, muito raramente. Infelizmente, não tive como fazer algo muito grandioso, por falta de tempo. Então, fica aqui a nossa lembrança. Obrigado pela alegria proporcionada por tanto tempo a tantas pessoas, ainda mais em um país no qual as condições de vida da maioria da população não trazem tantos motivos para o riso.
Confira o nosso novo espaço no Facebook! Para acessar, clique aqui ou no banner abaixo:
Comente!
Postar um comentário