Raridade: o episódio perdido de Castelo Rá-Tim-Bum!
TweetarUm dos, ou mesmo o melhor programa infantil de todos os tempos em nosso país. Este é um adjetivo perfeitamente cabível ao seriado exibido pela Rede Cultura. Mas, mesmo sendo exibido sem pausas há quase vinte anos, este programa também conta com episódios perdidos! A seguir, vamos recordar uma raridade: o episódio secreto de "Castelo Rá-Tim-Bum"!
Exibida a partir de 1994, a sére foi realizada em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Criado por Flávio de Souza e Cao Hamburger e contando com uma brilhante equipe de roteiristas, o seriado tinha uma estrutura fixa: uma história envolvendo os personagens principais, recortada com quadros variados, ensinando sempre noções de artes, música, geografia, cidadania e muito mais, seguindo a abordagem pedagógica de outros programas da emissora, como "Rá-Tim-Bum" (de 1989).
No programa, acompanhamos as aventuras de Nino (Cássio Scapin), um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros, que mora com seus tios, os bruxos Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos) em um grande castelo. Mesmo tendo a companhia de seus tios e de animais e seres mágicos que habitam sua casa (como Mau e Gato Pintado, na foto ao lado), o menino sente falta de amigos mais normais, o que muda quando faz amizade com Pedro, Biba e Zequinha (respectivamente Luciano Amaral, Cinthya Rachel e Freddy Allan). Além das três crianças, novos personagens surgem na vida de Nino, como o entregador de pizza Bongô (Eduardo Silva), a repórter Penélope (Ângela Dip) e o extraterrestre Etevaldo (Wagner Bello; nota triste - o ator faleceu durante o período de gravações da série, devido a complicações causadas pelo vírus da AIDS).
Pois bem, após esta breve recapitulação, vamos ao que interessa! No episódio, que tem o título "Hora de Dormir", conhecemos Daniel (Fernando Pimentel), um menino que não faz parte do elenco regular da série. Na verdade, ele é apenas mais um telespectador! Pois é, temos um caso metalinguístico, com o programa existindo dentro de outro programa. Após assistir ao seriado, o garoto tem dificuldades para dormir. Enquanto isso, ao melhor estilo "Poltergeist", o feiticeiro Nino começa a falar com seu fã, diretamente do televisor. Essa é a deixa para a criança entrar diretamente no universo mágico ficcional.
Exibido apenas duas vezes na história do programa, este capítulo estreou como especial de Natal em 24/12/1994, sendo transmitido pela última vez no Dia das Crianças seguinte, em 12/10/1995. Depois disso, também foi disponibilizado em fita VHS, na coleção do seriado. No elenco da obra, diversas participações especiais: Grace Gianoukas, Iara Jamra, Henrique Stroeter e Theo Werneck.
Único da série a contar com uma hora de duração, o episódio está engavetado desde então. Mas você tem a chance de (graças ao site Memória Infantil) rever tal raridade aqui no ColorScreen! Veja a seguir, na íntegra:
Vale lembrar que, há algum tempo, escrevi um artigo sobre os bastidores da série, contendo uma outra raridade: o making of do seriado, em reportagem exibida na época pelo programa "Vitrine", da mesma emissora. Vídeo imperdível, com detalhes da fabricação de cenários, figurinos, efeitos especiais, bonecos, além de entrevistas com equipe e atores, que você confere clicando aqui!
4 comentários
Cara, seus posts são sempre animais.
E esse episódio não me é estranho, acho que cheguei a ver uma dessas duas vezes (não inteiro).
Muito interessante mesmo.
Opa, muito obrigado!
Valeu, se puder, ajude a espalhar o post para seus amigos!
Cara,eu assisti a esse episodio no dia das crianças de 1995.e realmente foi fascinante pois como eu assistia todos os dias e como toda criança queria visitar o castelo,foi um sonho que a criança do episodio realizou.to revendo e revivendo assistindo pelo youtube.
Nao chegei a ver este episodeo mas castelo ra tim bum deve ter encantado muita gente e a TV cultura devia reprisar o episodeo :)
Postar um comentário