Adicione o banner do ColorScreen colando o código abaixo no seu site.
Depois, escreva pra pauloap@gmail.com e analisarei a proposta
(critérios para troca de banner: qualidade do blog, quantidade de atualizações por semana, acessos diários e etc.).
Obrigado!
O ColorScreen surgiu da vontade de escrever um pouco sobre clássicos da TV, cinema, animação, design; enfim, tudo que pode ser considerado cultura pop, e que está tão presente em nossas vidas!
Por que ColorScreen? Ah, porque tudo fica muito mais legal numa tela colorida!
O maior super-herói da história dos quadrinhos, Superman deu seus primeiros passos (ou seriam voos?) na década de 40, ao ser criado pelos jovens Jerry Siegel e Joe Shuster. Mas, permeando a história desta criação, existe um quase anônima história, curiosa ao extremo. Conheça a seguir o homem que dizia ser Superman!
Após quatro décadas de extremo sucesso, os anos 70 testemunharam um caso bem ao estilo do mundo Bizarro presente no universo do herói. Em 1973, o desconhecido fisiculturista Mayo Kaan surgiu na mídia, afirmando ter sido o modelo para o visual do Homem de Aço. Segundo o atleta, ele teria sido visitado pelos artistas em 1936, quando teria fechado um contrato para posar para fotos, trajado com um rudimentar traje, sendo assim a inspiração para o personagem. Para "provar" a veracidade destes supostos acontecimentos, Kaan ofereceu imagens à imprensa, mediante pagamento de milhares de dólares.
Consultados, os criadores do herói desmentiram a história, afirmando nunca terem se encontrado com Mayo. Esta afirmação faz total sentido, visto que, na época, os dois jovens mal tinham dinheiro para comida, o que torna muito improvável a versão do halterofilista: a de que Siegel e Shuster teriam voado de Cleveland a Massachusetts somente para contratar um atleta local desconhecido para posar como um personagem que ainda não era sequer cogitado para alguma publicação. Além disso, um dos prédios a figurar nas fotos de Kaan não foi construído até 1940, quatro anos depois da alegada data da fotografia.
Existe uma outra versão para o caso, também não confirmada: a de que o homem teria posado como modelo para a série animada do herói, realizada em 1940 pelos Estúdios Fleischer. Então, anos depois, por engano ou má fé, teria resolvido tentar lucrar com tal participação, adulterando a história, para que se passasse por inspirador da origem do Homem de Aço.
Com a negativa da história na década de 70, Mayo Kaan sumiu por um bom tempo. No ano de 1997, retornou à mídia com a mesma história, publicando anúncios em jornais, onde alegava o mesmo de décadas atrás. Mesmo sendo desmentido novamente, o já ex-atleta continuou sustentando suas alegações até o ano de sua morte, 2002. Mesmo com todas os desmentidos, em sua lápide consta a inscrição "o Superman original", mostrando que sua versão o acompanhou até o final de sua vida.
Particularmente, mesmo sendo fã do personagem, eu só conheci esta história recentemente. E você, já tinha ouvido falar deste caso? Comente!
Um dos, ou mesmo o melhor programa infantil de todos os tempos em nosso país. Este é um adjetivo perfeitamente cabível ao seriado exibido pela Rede Cultura. Mas, mesmo sendo exibido sem pausas há quase vinte anos, este programa também conta com episódios perdidos! A seguir, vamos recordar uma raridade: o episódio secreto de "Castelo Rá-Tim-Bum"!
Exibida a partir de 1994, a sére foi realizada em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Criado por Flávio de Souza e CaoHamburger e contando com uma brilhante equipe de roteiristas, o seriado tinha uma estrutura fixa: uma história envolvendo os personagens principais, recortada com quadros variados, ensinando sempre noções de artes, música, geografia, cidadania e muito mais, seguindo a abordagem pedagógica de outros programas da emissora, como "Rá-Tim-Bum" (de 1989).
No programa, acompanhamos as aventuras de Nino (CássioScapin), um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros, que mora com seus tios, os bruxos Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana (Rosi Campos) em um grande castelo. Mesmo tendo a companhia de seus tios e de animais e seres mágicos que habitam sua casa (como Mau e Gato Pintado, na foto ao lado), o menino sente falta de amigos mais normais, o que muda quando faz amizade com Pedro, Biba e Zequinha (respectivamente Luciano Amaral, Cinthya Rachel e FreddyAllan). Além das três crianças, novos personagens surgem na vida de Nino, como o entregador de pizza Bongô (Eduardo Silva), a repórter Penélope (Ângela Dip) e o extraterrestreEtevaldo (Wagner Bello; nota triste - o ator faleceu durante o período de gravações da série, devido a complicações causadas pelo vírus da AIDS).
Pois bem, após esta breve recapitulação, vamos ao que interessa! No episódio, que tem o título "Hora de Dormir", conhecemos Daniel (Fernando Pimentel), um menino que não faz parte do elenco regular da série. Na verdade, ele é apenas mais um telespectador! Pois é, temos um caso metalinguístico, com o programa existindo dentro de outro programa. Após assistir ao seriado, o garoto tem dificuldades para dormir. Enquanto isso, ao melhor estilo "Poltergeist", o feiticeiro Nino começa a falar com seu fã, diretamente do televisor. Essa é a deixa para a criança entrar diretamente no universo mágico ficcional.
Exibido apenas duas vezes na história do programa, este capítulo estreou como especial de Natal em 24/12/1994, sendo transmitido pela última vez no Dia das Crianças seguinte, em 12/10/1995. Depois disso, também foi disponibilizado em fita VHS, na coleção do seriado. No elenco da obra, diversas participações especiais: GraceGianoukas, IaraJamra, Henrique Stroeter e TheoWerneck.
Único da série a contar com uma hora de duração, o episódio está engavetado desde então. Mas você tem a chance de (graças ao site Memória Infantil) rever tal raridade aqui no ColorScreen! Veja a seguir, na íntegra:
Eu me lembro perfeitamente de, então com oito anos de idade, ter esperado com ansiedade para assistir ao programa! E você, gostou do vídeo? Lembra de ter asssistido este especial do "Castelo Rá-Tim-Bum"? Conte para nós, clicando na seção de comentários!