sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dossiê ColorScreen: a era da revista Herói - parte 02!


No post anterior, começamos a falar sobre uma publicação que surpreendeu crianças, jovens e adultos na década de noventa, tratando assuntos da cultura pop de uma maneira inédita. Na sequência, vamos explorar mais este tema.  A seguir, a segunda parte do Dossiê ColorScreen: Herói, a revista que marcou os anos 90!

Atenção: este post é a segunda parte do Dossiê Herói. Confira a primeira parte, com o auge da revista, um interessante comercial de TV e muito mais, clicando aqui!

Sendo renomeada para "Herói Gold!", a nova versão mantinha o preço, com maior conteúdo, melhor papel, brindes e etc, com uma tiragem imensa (de 250 mil a 350 mil por semana). Na mesma época, também foram criadas variações da original, focadas em temas também de interesse do público, mas mais específicos, como jogos, heróis, vilões e música.

Confira a seguir um raro vídeo da época: na reportagem, feita pelo programa "Vitrine", da TV Cultura, você pode conhecer a redação da publicação e os bastidores da criação da Herói! Veja:




Porém, dois anos mais tarde, começaria a decadência. Em várias mudanças, a revista acabou se perdendo e foi cancelada em 1998. Um ano mais tarde, com uma nova equipe e editora, surgiria a "Herói 2000". Apesar da qualidade, com melhor editoração, layout, formato, a publicação acabou logo sendo soterrada pela já feroz internet. Em 2006, aconteceu mais uma tentativa, novamente sem sucesso.
 
Hoje, existe o site de mesmo nome, que é um desdobramento conduzido por alguns dos integrantes da equipe original. E, claro, a Herói continua na lembrança de todos que se interessavam por cultura pop na década de 90!

Para terminar, o principal! Um presente para você relembrar os bons tempos. Na imagem abaixo, você encontra um link para baixar as dez primeiras edições da revista


 A seguir, confira os destaques de cada edição (como Cavaleiros do Zodíaco é hour concours, aparecendo em todos os exemplares, não citarei a animação):

01 - Tokusatus, Wolverine, Spawn e Batman
02 - Power Rangers, O Máskara, Coringa e Winspector
03 - Superman, Lobo, Ultraseven e SeaQuest
04 - Demolidor, Mortal Kombat - O Filme, Magneto e Ultraman
05 - X-Men, Musas dos Quadrinhos, Frankenstein e Riquinho
06 - John Byrne, Games, The Tick e Doutor Destino
07 - Street Fighter - O Filme, Venon, Stallone e Novos Titãs
08 - CyberForce, Darkseid, Justiceiro e Cyborg - O Homem de Seis Milhões de Dólares
09 - Capitão Marvel, Conan, Arquivo X e Star Trek - Voyager
10 - Power Rangers, Robô Gigante, Kamen Raider e Patrulha Estelar


Eu me lembro bem da Herói. Foi com ela que descobri várias coisas até então inimagináveis. Um bom exemplo foi o fato de que Power Rangers, na verdade, era uma adaptação do sentai japonês Zyuranger. O que hoje qualquer um sabe e pode ter acesso a mais detalhes, na época era quase um grande segredo. Como vários que só essa revista nos revelava! E você? Gostava da publicação? Quais são suas lembranças sobre o tema?

Algum palpite, elogio, crítica, sugestão? Então, já sabe! Dê o seu recado nos comentários e também no nosso espaço no Facebook, que conta com conteúdo inédito e exclusivo sobre nostalgia! Para acessar, clique aqui ou no banner abaixo:

4 comentários

Anderson ANDF 30 de novembro de 2012 às 09:22  

Soube da Heroi no final de 1994, por um vizinho e amigo de infância, que comprou a n° 03 e passamos a comprá-la, também. Não tenho todas.

Anônimo 2 de dezembro de 2012 às 02:58  

Ainda tenho um número da herói em csa está novinho é sobre o filme do mortal kombat =.] Bons tempos!

Renato Amaral 2 de dezembro de 2012 às 09:18  

Herói marcou época mesmo! Chegou um tempo que eu comprava a revista não para ler sobre anime, seriado, ou qualquer assunto, lia só por ser a herói! Tempo passa rápido!

Anônimo 12 de agosto de 2013 às 22:20  

acho que comecei a compra a 2º edição, que falava do meu personagem preferido Hyoga...comprei varias...mas com o tempo a revista foi tomando um outro rumo e não gostei. dai parei de compra. lembro que tinha edição ensinando a desenhar anime.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP